Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Covid-19: Câmara de Goiânia, Prefeitura e UFG entregam novos leitos

Covid-19: Câmara de Goiânia, Prefeitura e UFG entregam novos leitos

por Paulo Henrique Galves da Silva publicado 11/08/2020 16h16, última modificação 11/08/2020 16h16
Covid-19: Câmara de Goiânia, Prefeitura e UFG entregam novos leitos

Foto: Jackson Rodrigues/Secom Goiânia

Texto produzido pela assessoria da Presidência

Os primeiros leitos de enfermaria e terapia intensiva exclusivos para pacientes com Covid-19 do Hospital das Clínicas (HC) foram entregues nesta terça-feira (11) e já estão prontos para uso. O investimento é resultado de parceria inédita entre a Câmara de Goiânia, a Prefeitura da capital e a Universidade Federal de Goiás (UFG).

Os recursos para a implantação dos leitos, R$ 19,1 milhões, são provenientes de recursos de emendas impositivas de 31 vereadores revertidos para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que realizou as obras. A UFG, gestora do HC, cedeu as instalações para a criação das unidades de enfermaria e de terapia intensiva (UTI) no novo prédio da instituição de saúde.

Os investimentos permitirão que sejam ofertados, segundo a demanda de internação, até 30 leitos de enfermaria e 30 leitos de UTI. "Esperamos que não seja necessário utilizarmos a capacidade máxima dos leitos, mas caso seja, os leitos estarão aqui, resultado dessa parceria histórica entre UFG, Câmara e Prefeitura, uma parceria única no País", disse o reitor da universidade, Edward Madureira.

Comandaram a entrega dos leitos o presidente da Câmara de Goiânia, vereador Romário Policarpo (Patriota), o prefeito Iris Rezende (MDB) e o reitor Edward Madureira. Participaram da solenidade os vereadores Andrey Azeredo, Anselmo Pereira, Cabo Senna, Cristina Lopes, Denício Trindade, Doutor Gian, Gustavo Cruvinel, Paulo Magalhães, Rogério Cruz e Zander Fábio.

"A parceria administrativa para melhorar a vida da população da nossa capital é a prioridade dessa gestão, que participa dos investimentos nesta e em outras iniciativas", afirmou o presidente Romário Policarpo. "É um gesto de humanidade, fruto de uma Câmara de Goiânia que trabalha em sintonia com a administração municipal e não mede esforços para colaborar com a nossa cidade", disse Iris.

Segundo a Prefeitura de Goiânia, com as novas aquisições, o município passa a dispor de 230 salas de UTI, que podem chegar a 300, além de 244 enfermarias, que podem chegar a 414 caso seja necessário. "A pedido do prefeito, falamos com todos os vereadores", disse o líder do governo no Legislativo, Wellington Peixoto (DEM).

A parceria entre as instituições prevê a cessão da estrutura de tratamento para Covid-19, no HC-UFG, para que a Secretaria Municipal de Saúde instale os leitos 100% públicos para tratamento da covid-19. Além dos leitos, no local terá tomógrafo e centro cirúrgico para o caso de necessidade.

Segundo a Prefeitura de Goiânia, 300 profissionais entre médicos, enfermeiros e nutricionistas, além de servidores técnico-administrativos atuarão no HC já nesta primeira semana. Caso a unidade amplie a capacidade de internação para os 300 leitos previstos em capacidade máxima, o quantitativo de profissionais exclusivos poderá chegar 1.500 servidores.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia