Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Conscientização do TDAH ganha dia no Calendário Oficial de Eventos

Conscientização do TDAH ganha dia no Calendário Oficial de Eventos

por Quezia de Alcântara publicado 16/08/2023 10h20, última modificação 16/08/2023 13h35
Segundo o autor da proposta, a doença crônica atinge cerca de 3% da população mundial e no Brasil, 2 milhões de pessoas.
Conscientização do TDAH ganha dia no Calendário Oficial de Eventos

Foto: Mariana Capeletti

O vereador Leo José (Republicanos) teve aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Projeto de Lei que inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Goiânia, o Dia Municipal de Conscientização do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), a ser comemorado anualmente em 13 de julho.
A proposta do vereador é que, na semana em que ocorrer a data comemorativa, serão realizados eventos que discutam a importância de Conscientização do Transtorno do Déficit de Atenção, objetivando informar a população acerca da importância do diagnóstico e da necessidade de adoção de ações conjuntas, voltadas para proporcionar uma melhor condição de vida às pessoas portadoras do TDAH e seus familiares.
“O TDAH é um transtorno neurobiológico, que aparece na infância e, frequentemente, acompanha o individuo até à fase adulta. Os portadores de TDAH têm alterações na região frontal e suas conexões com o resto do cérebro. Essa parte do cérebro é responsável por inibir comportamentos inadequados, como também pela memória, atenção, autocontrole, organização e planejamento”, explica o parlamentar.
Leo José cita dados da Organização Mundial da Saúde (OMS),segundo os quais a doença crônica atinge cerca de 3% da população mundial e no Brasil, 2 milhões de pessoas são atingidas pelo Transtorno, em sua maioria crianças, conforme a Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA).