Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Comissão Mista aprova Plano Municipal de Arborização

Comissão Mista aprova Plano Municipal de Arborização

por Quezia de Alcântara publicado 13/12/2023 11h05, última modificação 13/12/2023 14h17
Projeto proíbe plantio e cultivo das espécies Jamelão, Monguba, Gameleira e Sete Copas em vias públicas de Goiânia

A Comissão Mista da Câmara aprovou, nesta quarta-feira (13), projeto de lei complementar (PLC 9/2020) para instituir o Plano Diretor de Arborização Urbana de Goiânia. De autoria do Executivo, a matéria dispõe sobre intervenções em unidades arbóreas e na arborização do Município.

Ao longo da tramitação na Câmara, o texto recebeu emendas para proibição de plantio e de cultivo das espécies Jamelão, Monguba, Gameleira e Sete Copas. Segundo os autores das emendas, essas árvores de grande porte oferecem riscos à segurança, concorrendo com fiação elétrica e produzindo frutos que tornam vias escorregadias.

Em relação ao cultivo de novas árvores nas vias da capital, emenda aprovada garante que sejam preferencialmente de espécies nativas do Cerrado goiano.

O projeto segue para segunda votação em Plenário.