Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Em reunião da Comissão de Saúde, presidente do Imas esclarece crise financeira no instituto

por Michelle Lemes publicado 08/03/2024 13h05, última modificação 11/03/2024 12h42
Marcelo Teixeira falou sobre relatório de auditoria realizada pela Universidade Federal de Goiás (UFG) sobre problemas enfrentados pelo órgão

O presidente do Instituto Municipal de Assistência à Saúde e Social dos Servidores de Goiânia (Imas), Marcelo Teixeira, participou, nesta sexta-feira (8), de reunião da Comissão de Saúde e Assistência Social da Câmara de Goiânia. Ele prestou esclarecimentos sobre a crise financeira no instituto, que acumula déficit mensal de R$ 6 milhões e está em dívida com prestadores de serviços.

Atendendo à convocação da comissão, presidida pela vereadora Kátia Maria (PT), Marcelo compareceu à reunião para falar sobre relatório da auditoria realizada pela Universidade Federal de Goiás (UFG) sobre problemas enfrentados pelo Imas. O documento já foi encaminhado ao Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO).

À comissão, Marcelo Teixeira esclareceu que os problemas começaram em gestões anteriores. Segundo ele, o relatório da UFG aponta que a atual dívida do instituto está em R$ 220 milhões. "O primeiro passo para reestruturação do órgão já foi dado, que consiste na regularização dos prestadores, por meio de contratos e de pagamento por ordem cronológica. O segundo passo é fechar a torneira da dívida", afirmou. Para solucionar os problemas, o presidente do Imas também defendeu maior transparência nos contratos e modernização estrutural, a partir de medidas como realização de treinamentos para servidores do órgão e destinação de um hospital para atendimento exclusivo dos beneficiários.

Ao mencionar o repasse patronal de 4% feito pela Prefeitura, Teixeira afirmou que o instituto não enfrenta falta de repasse, mas aumento de despesa – o que gera déficit. Questionado por Kátia, o presidente esclareceu que não há dívidas de outras secretarias. Segundo ele, entretanto, a Companhia de Urbanização de Urbanização de Goiânia (Comurg) possui dívida de cerca de R$ 20 milhões com o Imas.

Providências

Marcelo Teixeira mencionou a criação de uma Comissão de Negociação para discutir questões relativas a contratos, pagamentos e reajustes. Segundo ele, o Imas – atualmente com 81 mil usuários – necessita de atualização das tabelas defasadas.

A vereadora Kátia convocou a próxima reunião da Comissão de Saúde para 18 de março, quando deverão comparecer os secretários municipais de Finanças e de Saúde.