Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Comissão de Saúde convoca para esta segunda, presidente do Imas e secretário de Finanças para explicarem crise no órgão

por Da Redação publicado 20/02/2024 16h40, última modificação 23/02/2024 08h39
Marcelo Marques Teixeira e Vinícius Pires Alves deverão comparecer à Câmara na próxima segunda-feira (26), às 9 horas

Em reunião ordinária na manhã desta terça-feira (20), a Comissão de Saúde da Câmara aprovou, por unanimidade, as convocações do presidente do Instituto Municipal de Assistência à Saúde dos Servidores de Goiânia (Imas), Marcelo Marques Teixeira, e do secretário municipal de Finanças, Vinícius Pires Alves, para prestarem esclarecimentos sobre a crise financeira enfrentada pelo órgão. Eles deverão apresentar aos vereadores ações e cronograma para sanar os problemas. A comissão aguarda os convocados na reunião extraordinária marcada para a próxima segunda-feira (26), às 9 horas.

“Nós temos uma crise grave que já se arrasta há muito tempo e todo dia recebemos informações de hospitais, clínicas e laboratórios que suspendem o atendimento. Os servidores, que pagam mensalmente pelo serviço, descontado em folha, não estão tendo seus direitos assegurados”, destacou a vereadora Kátia Maria (PT), presidente da Comissão de Saúde.

De acordo com a parlamentar, a aprovação de convocação do presidente do IMAS e do secretário de Finanças foi necessária porque Marcelo Teixeira ignorou dois convites feitos pela Comissão para que viesse à Câmara esclarecer a situação do Instituto. “Convidamos o presidente do IMAS para uma audiência pública em novembro e ele não compareceu nem mandou representante. Fizemos mais um convite para que ele viesse a essa reunião de hoje e, novamente, fomos ignorados”, argumentou Kátia. “Diante desse comportamento, aprovamos essa convocação que, agora, o obriga a vir à Câmara”, acrescentou.

Além da presidente da Comissão de Saúde, votaram pela convocação os vereadores Anderson Sales e Igor Franco (Solidariedade), Doutor Gian (MDB) e Pastor Wilson (PMB). Os membros da Comissão também querem ter acesso ao relatório de uma auditoria feita pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e que foi encaminhado ao Instituto e ao Ministério Público. “É nosso dever, como parlamentares e membros da Comissão de Saúde, fiscalizar e acompanhar as ações da Prefeitura”, frisou Kátia. “O presidente do IMAS não pode nos negar o acesso ao relatório feito pela UFG. Isso é uma questão de transparência; ele está negando à Câmara e à Comissão de Saúde essas informações”, completou.

Para ter acesso ao relatório, a vereadora Kátia protocolou, no dia 7 de fevereiro, via Lei de Acesso à Informação (LAI), um pedido para que seja encaminhado à Comissão de Saúde o resultado da auditoria da UFG. Pela lei, o prazo é de 15 dias úteis e vence dia 1º de março, mas ela espera que Marcelo Teixeira já apresente o diagnóstico na reunião do dia 26. “Espero que ele cumpra pelo menos isso e possa nos dar as informações necessárias, apresentando a real situação do Instituto. Nosso objetivo é que possamos definir um plano de trabalho que resolva essa crise e não deixe mais os servidores municipais sem atendimento e garantia de direitos”, concluiu.

*Com informações da assessoria de comunicação da vereadora