Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / CCJ aprova projeto para implantação de jardins de chuva em Goiânia

CCJ aprova projeto para implantação de jardins de chuva em Goiânia

por Carol Magalhães publicado 08/12/2023 11h25, última modificação 08/12/2023 15h27
Canteiros e rotatórias aumentarão permeabilidade do solo para recolher água em excesso. Proposta por Sabrina Garcez (Republicanos), medida visa à diminuição de pontos de alagamento
CCJ aprova projeto para implantação de jardins de chuva em Goiânia

Foto: Gustavo Mendes

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara de Goiânia aprovou, na última quarta-feira (6), projeto de lei (PL 162/2023) que estabelece diretrizes para adaptação de vias municipais, com mecanismos sustentáveis de gestão das águas pluviais. Segundo a autora da matéria, vereadora Sabrina Garcez (Republicanos), a medida visa ao aumento da permeabilidade do solo por meio da construção de canteiros e de rotatórias – os chamados "jardins de chuva" – para recolher água em excesso.

"A instalação de jardins de chuva é uma iniciativa que usa como base a própria natureza para solucionar problemas nos centros urbanos. É mais uma medida para diminuir pontos de alagamento de forma sustentável, além de manter harmonia entre urbanização e preservação do meio ambiente", afirmou a parlamentar.

Benefícios

O jardim de chuva consiste em Solução Baseada na Natureza (SBN), implementada no Brasil e do mundo para combater efeitos da crise climática. Além de facilitar absorção da água da chuva pelo solo, permite abastecer lençóis freáticos de espaços urbanos e regenerar solos pisoteados e desnutridos. Também ajuda a diminuir empoçamentos em vias públicas.

Dados recentes do portal especializado ECycle apontam que jardins de chuva removem até 90% de produtos químicos e de nutrientes habitualmente identificados na composição da águas da chuva. A solução também possibilita aumento da biodiversidade, diminui alagamentos e melhora a qualidade do ar. "É uma obra simples que a Prefeitura pode fazer com equipes próprias, sem nenhum recurso adicional, mas que ajuda muito do ponto de vista ambiental", destacou Sabrina Garcez.

O projeto segue para primeira votação em Plenário.

*Com informações da assessoria de comunicação da vereadora