Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / CCJ aprova especificação de doenças que geram isenção de contribuição previdenciária ao GoiâniaPrev

CCJ aprova especificação de doenças que geram isenção de contribuição previdenciária ao GoiâniaPrev

por Quezia de Alcântara publicado 13/03/2024 09h55, última modificação 13/03/2024 16h36
Alteração na Lei Complementar do Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município estabelece rol de enfermidades consideradas incapacitantes

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou, nesta quarta-feira (13), alteração na Lei Complementar do Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município para estabelecer o rol de doenças incapacitantes que geram isenção de contribuição previdenciária ao Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Goiânia (GoiâniaPrev). O projeto de lei complementar (PLC 16/2023) segue para primeira votação em Plenário.

De autoria do prefeito Rogério Cruz (Republicanos), o texto atende a necessidade apontada em consulta do GoiâniaPrev sobre aplicabilidade da imunidade de contribuição previdenciária.

Segundo a Prefeitura, a lei complementar em vigor não disciplina a lista de doenças consideradas incapacitantes. A alteração proposta, nesse sentido, garantirá segurança jurídica aos beneficiários e à administração pública, bem como atenderá ao princípio da reserva legal.

Ainda de acordo com o Executivo, para conceder imunidade parcial de contribuição previdenciária, o Município atualmente adota o mesmo rol de doenças graves utilizado para concessão da isenção do Imposto de Renda Retido na Fonte – a partir de comprovação por laudos médicos, sentenças judiciais e pareceres administrativos.

Lista 

Doenças incapacitantes que geram isenção de contribuição previdenciária ao GoiâniaPrev:

- alienação mental;

- cardiopatia grave;

- cegueira;

- contaminação por radiação;

- doença de Parkinson;

- esclerose múltipla;

- espondiloartrose anquilosante;

- estados avançados da Doença de Paget (osteíte deformante);

- hanseníase;

- hepatopatia grave;

- moléstia profissional;

- nefropatia grave;

- neoplasia maligna;

- paralisia irreversível e incapacitante;

- síndrome da imunodeficiência adquirida;

- tuberculose ativa.