Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / CCJ aprova oferta obrigatória de café amargo para clientes em bares, restaurantes e lanchonetes

por Quezia de Alcântara publicado 28/02/2024 09h40, última modificação 28/02/2024 13h55
Segundo vereador Henrique Alves (MDB), consumidores com comorbidade, diabetes ou sobrepeso devem contar com opção de bebida sem açúcar ou adoçante

Foto: Fabiano Araújo

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara de Goiânia aprovou, nesta quarta-feira (28), projeto de lei (PL 382/2023) para oferta obrigatória de café amargo – sem açúcar ou adoçante – a clientes em bares, restaurantes e lanchonetes.

“Nem todo estabelecimento comercial oferece aos seus clientes o café amargo. Assim, muitas pessoas com comorbidade, diabetes ou sobrepeso ficam sem opção de tomar o tradicional cafezinho”, justifica o autor da proposta, vereador Henrique Alves (MDB).

Segundo o parlamentar, o consumo excessivo de açúcar pode representar riscos à saúde. "Consumir essa bebida com açúcar pode trazer complicações a longo prazo, como problemas relacionados à obesidade e ao diabetes. Por isso o mais indicado é tomar café sem açúcar, o que pode trazer benefícios para a saúde”, conclui.

O projeto segue para primeira votação em Plenário.