Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / CCJ aprova fornecimento de dieta especial para celíacos internados em hospitais

CCJ aprova fornecimento de dieta especial para celíacos internados em hospitais

por Quezia de Alcântara publicado 24/08/2023 09h50, última modificação 24/08/2023 13h00
Dr. Gian propôs o projeto a fim de dar segurança alimentar para os pacientes internados
CCJ aprova fornecimento de dieta especial para celíacos internados em hospitais

Foto Fabiano Araújo

Tramita na Câmara Municipal de Goiânia, matéria do vereador Dr. Gian (MDB) que trata do fornecimento de dieta especial para pessoas com doença celíaca a pacientes internados em hospitais e unidades de saúde no município.

Segundo o texto, os hospitais e unidades de saúde deverão fornecer dieta especial a pessoas com doença celíaca que estiverem internadas e também deverão manter no local um responsável técnico legalmente habilitado, a fim de garantir a elaboração ou entrega de alimentos seguros a pessoas portadoras da doença.

Outra sugestão é que tanto hospitais como unidades de saúde deverão permitir o fornecimento de alimentos industrializados a pacientes internados, desde que dentro da validade, rotulados como sem glúten e em embalagens intactas.

O projeto visa a segurança aos celíacos em relação à alimentação fornecida em hospitais e unidades de saúde, onde os alimentos ingeridos podem estar contaminados ou ocorrer a famosa contaminação cruzada, que ocorre quando os alimentos sem glúten são contaminados com essa substância por outros alimentos, utensílios ou pessoas que estão manipulando o alimento a ser consumido”, explica o vereador, que também é médico.

A matéria recebeu aval da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e pode compor a pauta do Plenário nas próximas sessões ordinárias para a primeira votação.