Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / CCJ aprova alteração em lei sobre cargos de agente de saúde e de combate a endemias

por Heloiza Amaral publicado 13/12/2017 10h10, última modificação 13/12/2017 12h38

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou, nesta quarta-feira (13), projeto que altera a Lei Complementar de número 236, que criou os cargos de agente comunitário de saúde e de agente de combate de endemias na capital. Com a alteração, os 1,5 mil agentes deixarão de ser obrigados a morar em ruas específicas, sob o risco de serem exonerados.

De acordo com o agente de saúde Aliandro Paulo de Jesus, lotado no Jardim Guanabara, região Norte de Goiânia, a alteração foi um pedido da categoria ao vereador Vinícius Cirqueira (PROS), para garantir seu direito de ir e vir. Aliandro afirma que os agentes enfrentam diversas dificuldades devido à obrigatoriedade de domicílio. Além dos aluguéis inflacionados, ele conta que bandidos da região procuram os próprios agentes em caso de brigas e trocas de tiros, evitando ir a hospitais.

A também agente de saúde Evanicléia Ferreira da Silva concorda com o colega e torce para que o projeto seja aprovado também em plenário. “Quero poder morar onde quiser, onde for melhor para a minha família”, diz.

Outros projetos

A CCJ derrubou veto do prefeito Iris Rezende (PMDB) ao projeto de autoria do vereador Vinícius Cirqueira (PROS), que torna obrigatória a instalação de internet móvel wi-fi dentro do transporte coletivo, liberada após vídeo educativo. Foi aprovado também projeto de autoria do vereador Paulo Daher (DEM), que dispõe sobre a proteção e a segurança aos usuários de escadas, escadas rolantes e esteiras, e projeto de Alysson Lima (PRB), que veda a realização de licitação para novas obras públicas no município, quando forem constatadas mais de cinco obras paralisadas. (Foto: Wictória Jhefany)