Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Carta Compromisso pelo Enfrentamento às Violências contra Mulheres e Meninas é assinada, na Câmara, por representantes de diferentes comunidades religiosas

Carta Compromisso pelo Enfrentamento às Violências contra Mulheres e Meninas é assinada, na Câmara, por representantes de diferentes comunidades religiosas

por Patrícia Drummond publicado 23/01/2024 11h17, última modificação 23/01/2024 11h17
Iniciativa foi da vereadora Aava Santiago (PSDB) e tem como objetivo criar rede de apoio e protocolo de atendimento às vítimas

Budistas, evangélicos, islâmicos, católicos, xamanistas, bruxos, anglicanos e adventistas – entre representantes de outros credos – assinaram, nesta segunda-feira (22), uma Carta Compromisso pelo Enfrentamento às Violências contra Mulheres e Meninas em seus templos, igrejas, casas de oração e comunidades religiosas. Também assinaram o documento representantes da Defensoria Pública e da Comissão Especial de Liberdade Religiosa da OAB Goiás. 

A iniciativa foi proposta pela vereadora Aava Santiago (PSDB), que lançou, na oportunidade, a ação ‘Força-tarefa inter-religiosa pelo Enfrentamento às Violências contra Mulheres e Meninas’. O encontro – realizado na Sala de Reuniões da Presidência da Câmara – ocorreu um dia após a celebração de dois anos da promulgação da Lei Municipal de Combate à Intolerância Religiosa, também de autoria da parlamentar. 

Em seu pronunciamento, ao abrir a reunião, Aava Santiago destacou a importância de propor discussão sobre o silenciamento de líderes e comunidades acerca do tema e chamá-los à responsabilidade. Segundo ela, a situação se agrava quando a vítima de violência não encontra rede de apoio entre a família e a comunidade religiosa a qual pertence. 

Rede de apoio e protocolo de atendimento

“Vocês são a autoridade máxima para essas mulheres e crianças; são as pessoas em quem mais elas confiam e em quem precisam encontrar suporte”, afirmou a vereadora, lembrando que as comunidades religiosas e o poder público precisam se unir em uma rede de apoio e acolhimento às vítimas de violência. 

“Nosso objetivo é exatamente esse: que vocês se comprometam com o enfrentamento às violências contra mulheres e meninas nas suas respectivas comunidades, e que possamos, todos juntos, ouvi-las, denunciar seus agressores e acolhê-las da melhor forma possível, para encerrar o ciclo da violência”, acrescentou Aava. 

A partir da assinatura do documento, os líderes e representantes religiosos serão procurados, individualmente, pela Ouvidoria da Mulher da Câmara para mais esclarecimentos e sugestões. Outras denominações e comunidades religiosas que não estiveram presentes ao encontro também serão convidadas a assinar a Carta Compromisso. “Nossa ideia é criar um protocolo de atendimento às vítimas de violência dentro das comunidades religiosas, para que todos saibam que providências tomar ao acolher essas mulheres e meninas”, concluiu a parlamentar. 

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia