Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Câmara vai apreciar projetos de lei do Politizar Goiânia

Câmara vai apreciar projetos de lei do Politizar Goiânia

por Paulo Henrique Galves da Silva publicado 07/12/2019 16h15, última modificação 09/12/2019 16h33

Texto produzido pela assessoria da Presidência

O presidente da Câmara de Goiânia, vereador Romário Policarpo (Patriota), presidiu na manhã deste sábado (7/12) a sessão de encerramento das atividades do Politizar Goiânia, programa de inclusão legislativa voltado para os estudantes do ensino médio da capital realizado em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG). Acompanhado do reitor Edward Madureira, Policarpo disse durante a solenidade que o Legislativo vai agora apreciar as matérias apresentadas pelos 35 vereadores do Politizar, com o objetivo de transformar as melhores iniciativas em leis para a cidade.

"É um orgulho e uma emoção muito grandes ver esses 35 estudantes discutindo projetos para Goiânia. Eu não tenho dúvida de que fomos nós que aprendemos, e muito, com vocês nesse período. Como presidente da Câmara de Goiânia, eu me sinto realizado em ter implantado o Politizar", disse Policarpo. "A UFG criou o Politizar, trouxe sua equipe para a Câmara de Goiânia, mas foi a determinação do vereador Policarpo e a dedicação dos servidores desta Casa que possibilitaram que o programa se tornasse essa realidade tão bonita no legislativo municipal", afirmou Edward Madureira.

Os vereadores representantes das bancadas se revezaram na tribuna da Câmara de Goiânia para falar sobre a experiência e o aprendizado do Politizar. A vereadora Cibele Furtuoso, do Colégio Robinho Martins, do Jardim Nova Esperança, disse, em linguagem de sinais, que o programa, além de permitir aos estudantes compreender a rotina do Legislativo, contribuiu para a compreensão das demandas da cidade, apresentadas pelos jovens vereadores das 14 escolas que integraram o projeto. "Foram 20 dias de intensa convivência, oportunidade criada pela Câmara e pela UFG", disse ela.

O Politizar Goiânia é um programa de extensão universitária desenvolvido pela UFG em parceria com os Legislativos. Na capital, o convênio para a implantação foi assinado por iniciativa do presidente Policarpo. Estudantes do ensino médio de escolas públicas e particulares elegeram 35 vereadores, que, durante 20 dias, simularam, na sede da Câmara de Goiânia, as atividades legislativas. Os jovens parlamentares elegeram a mesa diretora, compuseram comissões temáticas e aprovaram projetos.

Agora, por determinação da mesa diretora, a Procuradoria-Geral e as Comissões Temáticas da Casa vão analisar os projetos de iniciativa dos vereadores do Politizar. As melhores iniciativas serão adotadas e convertidas em leis para a capital. Os projetos poderão ser adotados por vereadores ou apresentados diretamente pela mesa diretora. "Essa garotada apresentou muitas ideias boas, que agora serão analisadas para se tornarem projetos e serviços para a comunidade", disse Policarpo.

(*) Fotos da sessão neste link.

registrado em: