Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Câmara Municipal de Goiânia participa de campanha pautada na solidariedade natalina

Câmara Municipal de Goiânia participa de campanha pautada na solidariedade natalina

por Guilherme Machado publicado 03/12/2019 16h25, última modificação 04/12/2019 12h05

A Câmara Municipal de Goiânia firmou parceria com os Correios, pelo terceiro ano consecutivo, para a realização da campanha "Papai Noel dos Correios", que visa realizar o desejo de muitas crianças nesse Natal atendendo a pedidos feitos por elas por meio de cartas enviadas ao Bom Velhinho. 

Desenvolvida em todo o país há 30 anos, a campanha dos Correios deste ano teve seu lançamento oficial no último dia 08 de novembro e objetiva promover o crescimento social e educacional das crianças, beneficiando alunos de escolas públicas de todas as regiões. 

Os pedidos são diversos, desde brinquedos, materiais escolares até móveis. As cartas escritas diretamente ao Papai Noel contém, além dos pedidos, desenhos feitos pelas crianças. Servidores que se interessaram na proposta, puderam ser o "Papai Noel" na vida de alguma criança e tirar um pedido do papel. 

Cerca de 100 pessoas participaram da mobilização na Câmara e aproximadamente 110 crianças serão beneficiadas na primeira etapa de arrecadações, que se encerra nesta terça (3). Posteriormente, os Correios já iniciarão a distribuição dos presentes. O objetivo é fazer de um pequeno gesto uma grande ação, estimulando assim a cidadania, a solidariedade e o amor ao próximo. 

Na próxima etapa, que se encerra no dia 18 de dezembro, serão alcançadas cerca de 40 crianças venezuelanas abrigadas pelo projeto “Obras Sociais” do Centro Espírita Irmão Áureo (Osceia), localizado no Jardim Nova Esperança, na capital. Na data, se encerra também o concurso de decoração “Natal Encantado” da Câmara. 

Noéis da Câmara

Gabriela Machado, diretora legislativa da Câmara, conta que sempre faz questão de participar da campanha e ler cada cartinha. Ela relata ainda que, neste ano, uma em especial lhe chamou a atenção. Em uma das cartinhas, uma menina escreveu que gostaria de ganhar uma boneca e que poderia ser a mais simples. “Eu achei bacana pois ela teve uma sensibilidade de pedir uma mais simples e, assim, gerar oportunidade para que outros ganhem”, relata. “Estava comentando com uns colegas meus sobre quando as crianças recebem os presentes. Deve ser algo muito mágico. Servir ao próximo é o cumprimento de um dever mínimo”.

Para Wilson Violati, coordenador de manutenção e serviços gerais da Casa, ao ler as cartinhas “a gente fica sensibilizado porque são crianças que não têm condição, muitas vezes, de comprar aquele presentinho, então a gente se sensibiliza”, diz. “Esse ano me tocou a cartinha de uma menina deficiente que dorme em um bercinho e pede por uma cama. Aquilo me sensibilizou e me fez querer ajudar”. 

“É uma época que temos de ter gestos de solidariedade e amor”, pontua Aparecida Marmara Costa, lotada na Diretoria Legislativa. “Devemos resgatar o amor ao próximo, à vida, além da essência e do clima do Natal. Temos que fazer nossa parte para que os outros percebam a importância de ajudar e amar”, completa. 

Texto produzido pela estagiária Ingrid Raquel