Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Câmara de Goiânia aprova Moção de Repúdio a Lula por comparação entre conflito em Gaza e Nazismo

por Da Redação publicado 29/02/2024 10h55, última modificação 29/02/2024 13h34
Autor do requerimento, vereador Ronilson Reis (SDD) argumenta que comparações não contribuem para resolução do conflito e inflamam tensões

Foto: Mariana Capeletti

Em Sessão Plenária, nesta quarta-feira (28), a Câmara de Goiânia aprovou requerimento de Moção de Repúdio proposto pelo vereador Ronilson Reis (SDD), em resposta a declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A decisão foi motivada pela indignação diante de comparações inadequadas feitas por Lula, que associou o conflito em Gaza a eventos ocorridos durante o nazismo.

Ao justificar o requerimento, Ronilson Reis destacou a necessidade de expressar descontentamento diante de analogias equivocadas que minimizam o sofrimento histórico e que simplificam de maneira perigosa eventos complexos. Segundo o vereador, tais comparações não contribuem para resolução do conflito, mas, ao contrário, inflamam tensões.

O documento, que gerou polêmica no Plenário, ressalta o papel dos líderes mundiais em condenar atuação de grupos terroristas, proteger a soberania e o direito de defesa de nações ofendidas, enfatizando a importância de evitar narrativas distorcidas que impedem a construção de pontes para a paz. Em seu requerimento, Ronilson ressaltou ainda que Israel declarou Lula como persona non grata em resposta à comparação feita pelo presidente brasileiro.

*Texto da assessoria de comunicação do vereador