Câmara Federal realiza seminário sobre Reforma Tributária em Goiânia

por Paulo Henrique Galves da Silva publicado 06/09/2019 16h18, última modificação 06/09/2019 16h18

Texto produzido pela assessoria da Presidência

Por iniciativa dos deputados federais Elias Vaz (PSB) e Glaustin Fokus (PSC), a Comissão Especial criada para analisar o projeto de Reforma Tributária na Câmara realiza seminário no próximo dia 16, às 14 horas, no SESC Cidadania, em Goiânia. O encontro tem o apoio da Fecomércio, Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG), Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Assembleia Legislativa e Câmara Municipal de Goiânia. 

O seminário, com o tema Impactos da Reforma Tributária para Estados e Municípios, é oficial e terá a participação do presidente da Comissão, deputado Hildo Rocha (MDB/MA), e do relator, Aguinaldo Ribeiro (PP/PB). “Nós vamos realizar 12 seminários sobre o projeto e Goiânia é uma das cidades escolhidas. Como membros titulares da Comissão, achamos de extrema importância discutir com os goianos o impacto da Reforma e dar mais detalhes sobre o projeto que tramita na Câmara. O diálogo com a sociedade é fundamental. Queremos levar as contribuições dos goianos para o Congresso Nacional”, explica Elias Vaz. 

O deputado reforça três pilares importantes na discussão da Reforma. “Sou favorável à modificação do sistema tributário brasileiro. Precisamos trabalhar sob três aspectos. O primeiro é simplificar esse sistema, que acaba onerando as empresas. O segundo é ter como princípio a promoção de justiça fiscal, já que hoje o que vivemos no país é como Robin Hood às avessas. Por último, é essencial que todo a discussão seja vinculada à estratégia de desenvolvimento econômico nacional”. 

O deputado Glaustin Fokus lembra que a carga tributária no país aproxima-se de 35% do PIB, levando o Brasil a ocupar a 16º posição no ranking mundial de impostos, mas a 30º na percepção do retorno em serviços públicos de qualidade à população. “Defendo que a Reforma Tributária seja uma ponte que interligue um consenso de interesses. Espero que o resultado da Reforma agrade ao empresário, para que ele encare uma carga tributária mais leve e simples; ao Estado, para que os governos disponham de uma arrecadação justa e equilibrada; e também ao cidadão, que merece mais empregos e menos impostos”. 

Glaustin Fokus também ressalta a importância de ouvir a sociedade nesse processo. “Tenham certeza de que eu e o deputado Elias Vaz levaremos ao Congresso Nacional um relato das principais contribuições, para que, quem sabe, a Reforma Tributária tenha uma impressão digital goiana”. 

Presidente da Câmara de Goiânia, o vereador Romário Policarpo (Patriota) afirma que a iniciativa de Elias e Glaustin de envolver a comunidade no debate sobre a reforma mostra o compromisso dos parlamentares com o desenvolvimento econômico e social de Goiás e do Brasil. “As mudanças em debate são fundamentais para a geração de empregos e a distribuição de renda no país”, afirma o presidente da Câmara. 

Palestras

Além dos deputados Hildo Rocha e Aguinaldo Ribeiro, o Seminário contará com palestras do presidente da Fieg, Sandro Mabel; da secretária Estadual de Economia, Cristiane Alkmin Schmidit; do secretário Municipal de Finanças, Alessandro Melo; do presidente Sindicato Nacinal dos Auditores Fiscais (Sindifisco), Marcos Assunção e do presidente da entidade em Goiás, Elder Souto. O pedido de realização do seminário em Goiânia foi apresentado aos deputados Elias Vaz e Glaustin Fokus pelo presidente da Fecomércio, Marcelo Baiocchi.

registrado em: