Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Câmara recebe 35 vereadores eleitos entre estudantes de ensino médio pelo Programa Politizar UFG

por Paulo Henrique Galves da Silva publicado 08/06/2022 17h15, última modificação 07/07/2022 17h32
Primeira etapa será realizada nesta quinta (9) e sexta-feira (10). Em julho, participantes irão elaborar e votar projetos de lei

Participantes da primeira edição do Politizar (Arquivo/CMG)

A Câmara de Goiânia recebe, nesta quinta (9) e sexta-feira (10), 35 jovens vereadores eleitos pelo Programa Politizar em escolas públicas e particulares da capital. Com objetivo de despertar interesse dos estudantes pela política – especialmente a municipal – o programa é uma parceria entre Legislativo e Universidade Federal de Goiás (UFG).

Os vereadores foram eleitos pelos próprios estudantes, entre 375 inscritos, em dez escolas de diversas regiões da cidade. Eles participarão, entre outras atividades, de uma simulação de votações de projetos no Plenário da Câmara. O programa retorna em sua segunda edição, após lacuna de dois anos provocada pela pandemia de Covid-19. “O objetivo é voltar a engajar jovens na política para que eles saibam seus direitos e seus deveres enquanto cidadãos”, comenta a coordenadora-geral do Programa de Extensão Politizar, Laís Forti Thomaz. “É fazendo educação para cidadania que a gente vai conseguir um país melhor e com pessoas mais conscientes de seus papéis enquanto cidadãs”, avalia.

Durante esta primeira fase, estudantes selecionados conhecerão espaços de trabalho da Câmara, assistirão a palestras e passarão por treinamentos sobre processo legislativo. Também nesta etapa serão formadas bancadas que atuarão durante a simulação. A votação dos projetos de lei acontecerá nos dias 7 e 8 de julho.

“O Programa Politizar é uma das prioridades da nossa gestão, que se propõe a ampliar a interlocução entre Poder Legislativo e goianienses. A primeira edição foi um grande sucesso e, infelizmente, não pudemos dar continuidade ao Politizar em 2020 e 2021, em função da pandemia de Covid-19. A edição deste ano vem para resgatar esse compromisso da atual Mesa Diretora com a comunidade”, afirma o presidente da Câmara, vereador Romário Policarpo (Patriota). “O Politizar, idealizado e implantado em parceria com a Universidade Federal de Goiás, está entre as iniciativas mais bonitas e importantes da cooperação entre Legislativo e Universidade. Uma parceria que veio para ficar e contribuir de forma decisiva para inclusão dos jovens na política”, conclui.

Programação

A abertura da segunda edição do Politizar será às 9h30 desta quinta-feira, no Auditório Carlos Eurico, com entrega de material de apoio e de uma revista em quadrinhos aos estudantes, elaborada como resultado da primeira edição do programa. Eles ainda participarão de palestras com o professor Gabriel Moreira, que irá abordar o tema "O Poder Legislativo Municipal e o Papel do (a) Vereador (a)".

À tarde, o procurador Lucas Velasco falará sobre "Como Elaborar um Projeto de Lei". Na sequência, às 15h20, a diretora legislativa da Câmara, Gabriela Machado, ministrará a palestra "O Processo Legislativo".

Na sexta-feira, atividades terão início às 8h30, com a palestra "Meio Ambiente e a Virada Ambiental", conduzida pelo professor Emiliano Lobo. O secretário estadual de Saúde, Sandro Rodrigues, falará sobre "Políticas Públicas e Saúde". A manhã se encerrará com a oficina "Politizar Game", comandada pelo desenvolvedor da ferramenta, Bruno Araújo, e pela publicitária Juliana Queiroz, da UFG.

Às 13h atividades serão retomadas, com a palestra "Direitos da Criança e do Adolescente", realizada professora Amone Inácia Alves. "Sistema Partidário e Formação das Bancadas" será o tema da palestra seguinte, apresentada pelo professor Robinson de Sá Almeida, da Faculdade de Ciências Sociais. O segundo dia de atividades será concluído com visita ao Plenário e às demais dependências da Câmara.