Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Câmara de Goiânia inicia, nesta quarta-feira (22), 1ª Expedição Rio Meia Ponte

Câmara de Goiânia inicia, nesta quarta-feira (22), 1ª Expedição Rio Meia Ponte

por Edição de notícias publicado 21/03/2023 18h30, última modificação 22/03/2023 13h29
Até 27 de março, Câmara de Goiânia e pesquisadores de entidades parceiras percorrerão o rio para diagnosticar condições da água na principal fonte de abastecimento da capital

A Câmara Municipal de Goiânia dá início, nesta quarta-feira (22), à 1ª Expedição Rio Meia Ponte, que promoverá, até 27 de março, uma série de atividades pela defesa, conservação e preservação do curso d'água. Em parceria com órgãos e entidades como Saneago, UFG, IFG, Secretarias Estadual e Municipal de Meio Ambiente e Centro de Zoonoses (confira lista completa de instituições parceiras abaixo), a expedição fará diagnóstico da atual situação do rio – principal fonte de abastecimento de água potável da capital. O relatório servirá de referência à elaboração de políticas públicas do Poder Legislativo para o manancial.

A expedição desta quarta parte da Estação de Tratamento de Afluentes (ETA) Engenheiro Rodolfo José da Costa e Silva, às margens do Meia Ponte, às 8 horas. A programação legislativa é promovida em razão do Dia Mundial da Água. A população poderá participar de iniciativas em defesa do Meia Ponte enviando denúncias, sugestões e encaminhamentos por meio do Canal Cidadania – via WhatsApp (62) 98111-0121, na central de atendimento presencial do serviço na Câmara (de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h) ou por meio de formulário disponível na página da plataforma (https://www.goiania.go.leg.br/canalcidadania). A vereadora Kátia Maria (PT) representa o Legislativo municipal na coordenação de atividades da expedição.

Entre 22 (Dia da Água) e 27 de março, a Câmara de Goiânia e pesquisadores de entidades parceiras percorrerão 40 quilômetros de extensão do rio, no perímetro urbano de Goiânia, com início na Região Noroeste até o Parque Atheneu, na Região Leste. Duas equipes realizarão a atividade: uma por terra e outra embarcada, descendo o rio, para observar e identificar pontos de degradação, assoreamento, poluição, descarte irregular de lixo e de esgoto, ocupação e desmatamento indevido das margens, qualidade da água e condições da fauna e da flora.

A partir do diagnóstico, Câmara e instituições parceiras construirão a Carta das Águas do Meia Ponte, com publicação prevista para 5 de maio. O documento vai nortear ações de vereadores e de demais instituições e seus gestores públicos em relação à preservação e ao uso adequado do curso d'água. Segundo a Saneago (Saneamento de Goiás S.A.), concessionária de serviços de saneamento básico no estado, a bacia hidrográfica do Rio Meia Ponte é a principal fornecedora de água para a Região Metropolitana de Goiânia.

"A porção alta desse território, localizada a montante da principal captação para abastecimento público desse centro urbano, abriga atividades industriais, agroindustriais, pecuária e intensa produção de hortifrutigranjeiros, o que requer amplo processo de governança das águas", observa o informe sobre segurança hídrica da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). A bacia do Meia Ponte representa mais da metade da água captada para abastecer a população da Grande Goiânia.

“É um rio de extrema importância e que cumpre função estratégica do ponto de vista socioeconômico e ambiental. Infelizmente, ao atravessar Goiânia, enfrenta problemas de poluição e de degradação”, afirma a reitora da UFG e parceira na expedição, Angelita Pereira de Lima. Para Kátia Maria, a Câmara – em cumprimento à sua função fiscalizadora – precisa “cobrar das autoridades competentes a segurança da água que abastece domicílios de Goiânia e região”. Segundo a vereadora, o documento final também orientará o trabalho do Legislativo na elaboração de leis para preservação e para melhoria das condições do rio. “Salvar o Meia Ponte é questão de sobrevivência da população goianiense e da Região Metropolitana”, conclui.

Serviço:

Assunto: 1ª Expedição Rio Meia Ponte da Câmara Municipal de Goiânia e instituições parceiras
Partida: às 8 horas desta quarta-feira, 22 de março de 2023
Ponto de partida: ETA Engenheiro Rodolfo José da Costa e Silva, às margens do Meia Ponte
Localização: https://tinyurl.com/ycyrmb79

Entidades parceiras da 1ª Expedição Rio Meia Ponte:

Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU-GO)
Sindicato dos Condomínios e Imobiliárias (Secovi-GO)
Prefeitura de Goiânia
Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR)
Polícia Militar do Estado de Goiás (PM-GO) – Comando de Policiamento Ambiental
Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBM-GO)
Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma)
Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-GO)
Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg)
Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad)
Governo de Goiás
Saneago
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)
Universidade Federal de Goiás (UFG)

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia