Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Câmara de Goiânia inicia, nesta quarta-feira (22), 1ª Expedição Rio Meia Ponte

Câmara de Goiânia inicia, nesta quarta-feira (22), 1ª Expedição Rio Meia Ponte

por Edição de notícias publicado 21/03/2023 18h30, última modificação 22/03/2023 13h29
Até 27 de março, Câmara de Goiânia e pesquisadores de entidades parceiras percorrerão o rio para diagnosticar condições da água na principal fonte de abastecimento da capital

A Câmara Municipal de Goiânia dá início, nesta quarta-feira (22), à 1ª Expedição Rio Meia Ponte, que promoverá, até 27 de março, uma série de atividades pela defesa, conservação e preservação do curso d'água. Em parceria com órgãos e entidades como Saneago, UFG, IFG, Secretarias Estadual e Municipal de Meio Ambiente e Centro de Zoonoses (confira lista completa de instituições parceiras abaixo), a expedição fará diagnóstico da atual situação do rio – principal fonte de abastecimento de água potável da capital. O relatório servirá de referência à elaboração de políticas públicas do Poder Legislativo para o manancial.

A expedição desta quarta parte da Estação de Tratamento de Afluentes (ETA) Engenheiro Rodolfo José da Costa e Silva, às margens do Meia Ponte, às 8 horas. A programação legislativa é promovida em razão do Dia Mundial da Água. A população poderá participar de iniciativas em defesa do Meia Ponte enviando denúncias, sugestões e encaminhamentos por meio do Canal Cidadania – via WhatsApp (62) 98111-0121, na central de atendimento presencial do serviço na Câmara (de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h) ou por meio de formulário disponível na página da plataforma (https://www.goiania.go.leg.br/canalcidadania). A vereadora Kátia Maria (PT) representa o Legislativo municipal na coordenação de atividades da expedição.

Entre 22 (Dia da Água) e 27 de março, a Câmara de Goiânia e pesquisadores de entidades parceiras percorrerão 40 quilômetros de extensão do rio, no perímetro urbano de Goiânia, com início na Região Noroeste até o Parque Atheneu, na Região Leste. Duas equipes realizarão a atividade: uma por terra e outra embarcada, descendo o rio, para observar e identificar pontos de degradação, assoreamento, poluição, descarte irregular de lixo e de esgoto, ocupação e desmatamento indevido das margens, qualidade da água e condições da fauna e da flora.

A partir do diagnóstico, Câmara e instituições parceiras construirão a Carta das Águas do Meia Ponte, com publicação prevista para 5 de maio. O documento vai nortear ações de vereadores e de demais instituições e seus gestores públicos em relação à preservação e ao uso adequado do curso d'água. Segundo a Saneago (Saneamento de Goiás S.A.), concessionária de serviços de saneamento básico no estado, a bacia hidrográfica do Rio Meia Ponte é a principal fornecedora de água para a Região Metropolitana de Goiânia.

"A porção alta desse território, localizada a montante da principal captação para abastecimento público desse centro urbano, abriga atividades industriais, agroindustriais, pecuária e intensa produção de hortifrutigranjeiros, o que requer amplo processo de governança das águas", observa o informe sobre segurança hídrica da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). A bacia do Meia Ponte representa mais da metade da água captada para abastecer a população da Grande Goiânia.

“É um rio de extrema importância e que cumpre função estratégica do ponto de vista socioeconômico e ambiental. Infelizmente, ao atravessar Goiânia, enfrenta problemas de poluição e de degradação”, afirma a reitora da UFG e parceira na expedição, Angelita Pereira de Lima. Para Kátia Maria, a Câmara – em cumprimento à sua função fiscalizadora – precisa “cobrar das autoridades competentes a segurança da água que abastece domicílios de Goiânia e região”. Segundo a vereadora, o documento final também orientará o trabalho do Legislativo na elaboração de leis para preservação e para melhoria das condições do rio. “Salvar o Meia Ponte é questão de sobrevivência da população goianiense e da Região Metropolitana”, conclui.

Serviço:

Assunto: 1ª Expedição Rio Meia Ponte da Câmara Municipal de Goiânia e instituições parceiras
Partida: às 8 horas desta quarta-feira, 22 de março de 2023
Ponto de partida: ETA Engenheiro Rodolfo José da Costa e Silva, às margens do Meia Ponte
Localização: https://tinyurl.com/ycyrmb79

Entidades parceiras da 1ª Expedição Rio Meia Ponte:

Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU-GO)
Sindicato dos Condomínios e Imobiliárias (Secovi-GO)
Prefeitura de Goiânia
Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR)
Polícia Militar do Estado de Goiás (PM-GO) – Comando de Policiamento Ambiental
Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBM-GO)