Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Câmara de Goiânia homenageia Projeto Politizar Gyn pela contribuição na formação política de jovens

Câmara de Goiânia homenageia Projeto Politizar Gyn pela contribuição na formação política de jovens

por Edição de notícias publicado 18/08/2023 16h47, última modificação 18/08/2023 16h47
Sessão de homenagem ao projeto Politizar Gyn marca o encerramento das atividades, em 2023, e enfatiza a importância da iniciativa para a formação política de jovens

Nesta quinta-feira (17/8), o plenário da Câmara Municipal de Goiânia realizou sessão especial de homenagem aos 10 anos do Projeto Politizar Gyn. O programa, que tem o Legislativo da capital entre seus parceiros, é realizado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), e visa promover experiências práticas sobre a dinâmica da política brasileira.

Ao final da sessão, foram entregues diplomas de Honra ao Mérito aos professores da UFG que coordenam o Politizar Gyn, bem como aos jovens que desempenharam o papel de vereadores simulados como parte do projeto. O Politizar é uma imersão em atividades que simulam o dia a dia de parlamentares, assessores de comunicação e jornalistas políticos no ambiente da Câmara Municipal de Goiânia.

A parceria da Câmara com a UFG para a implantação do Politizar Gyn no Legislativo da capital foi estabelecida em 2019, primeiro ano da gestão do vereador Romário Policarpo (Patriota) na presidência da Casa. Na abertura de seu discurso, o coordenador do Projeto Politizar Gyn, professor Frederico Gonçalves, agradeceu ao presidente da Casa, o vereador Romário Policarpo (Patriota), pela iniciativa em homenagear o projeto e enfatizou a importância do mesmo para a formação política dos jovens goianienses.

Segundo Gonçalves, a experiência política, ainda nas escolas ou universidades, forma cidadãos que vão participar ativamente da política. “Estamos investindo nas futuras gerações, dando transparência ao processo político e legislativo e aumentando a confiança nas instituições políticas. O ‘Politizar’ é uma oportunidade para aprender fazer política ‘fazendo’. Esse impacto de vivenciar a democracia na escola ou na universidade, com certeza, vai repercutir no bem comum, no fortalecimento da cidadania para que todas as pessoas tenham suas vozes reconhecidas”, pontuou.