Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Câmara aprova Programa Municipal Adote uma Escola

Câmara aprova Programa Municipal Adote uma Escola

por Antônio Ribeiro dos Santos publicado 30/08/2023 11h05, última modificação 31/08/2023 13h25

Proposta da vereadora Aava Santiago (PSDB), que institui em Goiânia o Programa Municipal Adote uma Escola, foi aprovada hoje (30) pelo Plenário da Câmara em segunda votação. "O objetivo principal do meu projeto é incentivar as pessoas jurídicas a contribuírem com a melhoria da qualidade do ensino na rede municipal de educação", destacou a vereadora.

O parágrafo único do projeto estabelece as condições sobre a participação da pessoa jurídica no Programa como, por exemplo, doação de equipamentos, realização de obras de manutenção, conservação, reforma e ampliação de prédios escolares, bem como outras ações que beneficiem o ensino nas escolas.

Destaca ainda a matéria da vereadora Aava Santiago, que as pessoas cooperantes poderão divulgar, com fins promocionais e publicitários, as ações praticadas em benefício das escolas adotadas.

JUSTIFICATIVAS

A vereadora tucana enumerou uma série de justificativas na apresentação de sua propositura. "Por exemplo", citou ela, "o Censo Escolar 2018 do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) aponta que 12% das escolas da rede pública não têm banheiro no prédio, 33% não possuem internet, 31% não têm abastecimento de água potável, sem contar ainda a falta de coleta e tratamento de esgoto (58%), bibliotecas (68%) e quadra de esportes (67%)".

E a vereadora Aava Santiago completou: "Em 2019, cerca de 4,3 milhões de estudantes em todo o país não tinham acesso à internet. Do total, 4,1 milhões são alunos da rede pública de ensino. Portanto, o Programa Adote uma Escola se torna extremamente necessário, em contraste com o atual contexto escolar. “Cuidar das escolas goianienses é um dever do Poder Público e compromisso de toda a sociedade".