Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Câmara aprova Frente Parlamentar em defesa do Monitoramento e Previsões Ambientais do Cerrado

por Da Redação publicado 04/09/2023 07h50, última modificação 04/09/2023 15h10
Liderada pela vereadora Sabrina Garcez, grupo irá colaborar com o CEMPA-Cerrado na proposição de projetos para desenvolvimento sustentável

A Câmara de Goiânia aprovou, em primeira votação, na última quarta-feira (30), o Projeto de Decreto Legislativo nº 31/2023, que institui a Frente Parlamentar em Defesa do Monitoramento e Previsões Ambientais do Cerrado. A proposta, apresentada pela vereadora Sabrina Garcez (Republicanos), busca aprimorar proteção e acompanhamento de condições ambientais no cerrado, região emblemática e vulnerável em termos de biodiversidade e clima.

A iniciativa visa estabelecer parceria estratégica com o Centro de Excelência em Estudos, Monitoramento e Previsões Ambientais do Cerrado (CEMPA-Cerrado), da Universidade Federal de Goiás (UFG). A Frente Parlamentar, liderada por Sabrina Garcez, irá colaborar com o CEMPA-Cerrado na proposição de projetos, análise de dados, desenvolvimento de estudos, organização de seminários e audiências públicas, bem como na promoção de diálogo ativo com a sociedade civil.

Sabrina destacou a importância da Frente Parlamentar para preservação do bioma. "O cerrado é um ecossistema único. Seu monitoramento e previsões precisas são fundamentais para decisões conscientes e para ações que assegurem o desenvolvimento sustentável. A parceria com o CEMPA-Cerrado nos permitirá avançar nessa direção", afirmou.

O CEMPA-Cerrado possui histórico de excelência na geração de estudos por meio de modelagem numérica e dados de satélite. Essa abordagem inovadora permitirá previsão precisa do tempo para toda a região Centro-Oeste, além de cenários climáticos e modelos de produção agroclimáticos, promovendo sinergia entre academia, governo e setor privado em prol do desenvolvimento sustentável.

*Com informações da assessoria de comunicação da vereadora