Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Câmara aprova adaptações no transporte coletivo para acessibilidade de pessoas com nanismo ou de baixa estatura

Câmara aprova adaptações no transporte coletivo para acessibilidade de pessoas com nanismo ou de baixa estatura

por Da Redação publicado 14/07/2023 11h25, última modificação 14/07/2023 14h46
Empresas concessionárias deverão instalar catracas e validadores de cartões acessíveis em ônibus que atendem Região Metropolitana de Goiânia

A Câmara de Goiânia aprovou, em segunda votação, na Sessão Ordinária da última quarta-feira (12), projeto de lei (PL 221/2021) para adaptações nos veículos do transporte coletivo, com instalação de catracas e de validadores acessíveis às pessoas com nanismo e de baixa estatura.

De acordo com o autor, vereador Lucas Kitão (PSD), a proposta atende a uma demanda antiga de pessoas com nanismo e se torna exemplo para outros municípios. O principal objetivo, segundo o parlamentar, consiste em garantir acesso de pessoas com deficiência (PCDs) ao transporte coletivo com as devidas adaptações, a serem feitas por concessionárias que atendem à Região Metropolitana de Goiânia. A sugestão do projeto partiu do jornalista Rafael Campos, ex-assessor do gabinete de Kitão.

“É uma equiparação dos ônibus com validadores de cartões e com catracas acessíveis para pessoas com nanismo e de baixa estatura. É importante; é compromisso que nós temos com políticas de inclusão social”, defendeu o vereador.

A matéria segue para sanção ou veto do prefeito Rogério Cruz (Republicanos). As empresas privadas de transporte deverão instalar os validadores no prazo de até 90 dias, contados a partir da publicação do texto no Diário Oficial do Município.

*Com informações da assessoria de comunicação do vereador