Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Audiência Pública irá discutir atual situação e futuro da Caixa

Audiência Pública irá discutir atual situação e futuro da Caixa

por Patrícia Drummond publicado 08/12/2017 11h23, última modificação 08/12/2017 11h23

Caixa 100% Pública e Nem um Direito a Menos. Esse é o tema da Audiência Pública proposta pelo vereador Emilson Pereira (Podemos), a ser realizada na próxima segunda-feira (11), às 19 horas, no Auditório Carlos Eurico, na Câmara Municipal de Goiânia. O objetivo do evento é discutir a atual situação e o destino que o governo federal pretende dar à Caixa Econômica Federal.

“Nossa maior preocupação está no fato de que algumas ações já realizadas pela atual administração atingem diretamente os direitos conquistados pela classe trabalhadora durante anos”, argumenta o vereador Emilson Pereira. Por ser ex-funcionário do banco, o parlamentar diz conhecer bem a luta pela conquista de direitos que, hoje, já foram revogados – como a RH 151, que assegurava a incorporação de função para empregados comissionados por dez anos ou mais -, além da tentativa do governo federal de impor teto de gastos com o Saúde Caixa.

Emilson Pereira lembra a importância do envolvimento da população para que a Caixa continue 100% pública, mantendo relevantes projetos. Com o “desmonte” e a possível privatização do banco, áreas como saneamento, habitação e saúde serão prejudicadas. “A participação maciça dos economiários, nessa luta, pode barrar essas medidas”, avalia.

Embora a Caixa Econômica Federal seja uma unidade de âmbito nacional – e todas as questões que envolvam a unidade bancária devam ser resolvidas pela União -, o parlamentar entende que os goianienses devem entender e se inteirar a respeito de tudo: “A intensa participação de todos, trabalhadores e trabalhadoras, em cada canto do País, é fundamental para que direitos e conquistas não sejam subtraídos”, conclui.