Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Câmara aprova instalação de semáforos à base de energia solar em Goiânia

Câmara aprova instalação de semáforos à base de energia solar em Goiânia

por Da Redação publicado 06/09/2023 10h45, última modificação 06/09/2023 14h39
Segundo projeto, Prefeitura deverá elaborar cronograma para substituição progressiva de semáforos que utilizam energia elétrica por novos equipamentos

A Câmara de Goiânia aprovou, em segunda votação, na Sessão Ordinária desta quarta-feira (6), projeto de lei (PL 218/2022) para instalação obrigatória de semáforos que funcionem à base de energia solar nas vias públicas da capital. A matéria é de autoria do vereador Anderson Sales - Bokão (Solidariedade).

Segundo o texto, os equipamentos contarão com células fotovoltaicas para conversão de raios solares em energia, a ser armazenada em baterias próprias. Ainda de acordo com a proposta, a Prefeitura deverá elaborar cronograma para substituição progressiva de semáforos que utilizam energia elétrica por novos dispositivos à base de energia solar.

“São muitos os benefícios da utilização de energia solar como fonte de semáforos. Além de representar economia para o município, traz mais segurança ao trânsito, já que esses semáforos com fonte energética própria não se sujeitarão a faltas recorrentes de energia, que ocorrem especialmente em dias de chuva em nossa cidade”, explica o vereador.

O projeto segue para sanção ou veto do prefeito Rogério Cruz (Republicanos).

*Com informações da assessoria de comunicação do vereador