Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Aprovado Programa de Atendimento aos Familiares de Surdos

Aprovado Programa de Atendimento aos Familiares de Surdos

por Antônio Ribeiro dos Santos publicado 23/08/2023 11h45, última modificação 24/08/2023 08h56
O objetivo é oferecer aprendizagem de Libras (Língua Oficial dos Surdos) aos familiares dos portadores de surdez.

Em segunda votação, foi aprovado na sessão de hoje (23) pela Câmara o projeto de lei(00143/2022), proposto pelo vereador Leandro Sena (sem partido) que institui, no âmbito municipal, o Programa de Atendimento aos Familiares de Surdos. O Programa tem por objetivo proporcionar aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais Libras (Língua Oficial dos Surdos) aos familiares dos portadores de surdez.

"Infelizmente", lembra o vereador, "muitas vezes a criança surda que não se comunica é tida como deficiente mental. Portanto, pais ou familiares responsáveis por essa criança sejam os primeiros a conhecer a aprender a Língua de Libras".

O projeto estabelece que a promoção de cursos de aprendizagem de Libras pela Prefeitura de Goiânia será de responsabilidade da Rede Municipal de Ensino. Mas o Executivo poderá firmar parcerias com o Ministério Público, Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, universidades e entidades de classe, bem como organizações não governamentais. "A aprendizagem de Libras do familiar do surdo é condição essencial para o acesso do responsável aos programas de atendimento social mantidos pela municipalidade", destacou o vereador.

E concluiu: "A criança surda precisa ter acesso à Libras e interagir com outras pessoas que usam tal língua para construir sua linguagem e ainda sua identidade emocional e social".