Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Aprovado Plano Diretor de Arborização de Goiânia

Aprovado Plano Diretor de Arborização de Goiânia

por Paulo Henrique Galves da Silva publicado 27/12/2023 11h55, última modificação 27/12/2023 11h56
Projeto, enviado pelo Executivo, permite a substituição de espécies exóticas por árvores nativas do cerrado
Aprovado Plano Diretor de Arborização de Goiânia

Foto: Paulo José/Prefeitura de Goiânia

O Plenário da Câmara aprovou, nesta quarta-feira (27), projeto de lei complementar (nº 09/2020) enviado pelo Poder Executivo, ainda na gestão de Iris Rezende, em 2020, que institui o Plano Diretor de Arborização Urbana do Município de Goiânia (PDAU). O projeto estabelece regras gerais para a política de plantio, preservação, manejo e expansão da arborização na Capital. 

Entre as medidas que devem ser tomadas com a aprovação do PDAU está a substituição gradativa de mungubas, jamelões e gameleiras das ruas de Goiânia por espécies nativas do cerrado. O projeto original previa apenas a troca das mungubas, mas emenda conjunta dos vereadores Gabriela Rodart (PTB), Cabo Senna (Patriota) e Henrique Alves (MDB) incluiu as outras duas espécies no programa de substituição. 

Emendas dos vereadores Paulo Magalhães (UB) e Denício Trindade (MDB) incluíram, respectivamente, a substituição de árvores sete copas e palmeiras imperiais também por espécies nativas. Em todos os casos, a justificativa para a substituição das espécies exóticas por plantas do cerrado são os danos ao calçamento provocados pelas raízes e riscos a motoristas, motociclistas e pedestres pela queda de frutos ou galhos. 

A proposta mantém a proibição da poda ou retirada de árvores de vias públicas, a não ser quando realizadas pelo órgão ambiental ou de limpeza urbana do município. Em caso da existência de ninhos nos galhos, eles só poderão ser cortados após a desocupação pelos filhotes. 

O projeto ainda prevê que o órgão ambiental pode constituir grupos de estudo com especialistas em engenharia, meio ambiente e biologia para definir o plano de trabalho para a substituição gradativa das espécies.