Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Câmara aprova divulgação da Central de Interpretação de Libras

Câmara aprova divulgação da Central de Interpretação de Libras

por Quezia de Alcântara publicado 11/06/2024 10h50, última modificação 11/06/2024 17h12
Projeto, de autoria da vereadora Sabrina Garcez (Republicanos), prevê divulgação por meio de cartazes e da distribuição de folhetos em estabelecimentos que realizam atendimento ao público

A Câmara de Goiânia aprovou, em segunda votação, nesta terça-feira (11), projeto de lei (PL 349/2023) para divulgação da Central de Interpretação de Libras do Município nos estabelecimentos que realizam atendimento ao público. O texto é de autoria da vereadora Sabrina Garcez (Republicanos).

Segundo a proposta, a divulgação ocorrerá por meio de cartazes e da distribuição de folhetos, com informações sobre telefone, endereço e horário de atendimento.

"Embora seja um importante serviço para a comunidade surda, parte dela ainda não conhece a Central de Libras. Vamos solicitar à Prefeitura ampla divulgação nos espaços que realizam atendimento ao público", afirmou a autora da matéria.

"O acesso à informação é a melhor forma para assegurar que a comunidade surda usufrua desse serviço que resguarda a dignidade da pessoa humana, razão pela qual a fixação de cartazes e a distribuição de folhetos e de cartões informativos, nesses ambientes, toma-se imprescindível”, acrescentou.

Sabrina Garcez também agradeceu ao vereador Willian Veloso (PL), responsável pela destinação de emenda impositiva ao orçamento municipal para manutenção da Central de Libras.

"Esse serviço, que estava precário na administração anterior, recebeu atenção e agora pode desempenhar este importante atendimento para a pessoa com surdez”, disse Veloso.

Conheça a Central

Criada em 2016, a Central de Interpretação de Libras compõe a estrutura da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas. O órgão conta com intérpretes, que atendem a população surda na tradução da Língua Portuguesa e da Língua Brasileira de Sinais (Libras) em serviços de saúde, de justiça, de documentação civil, entre outros. Mediante agendamento, o usuário surdo comparece, no dia e horário marcados, ao estabelecimento de atendimento ao público, acompanhado de tradutor intérprete.

No ano passado, a Central realizou 1.300 atendimentos. Em 2024, até junho, o número já chega a mil. Pela primeira vez, o órgão está sob coordenação de uma pessoa surda – fato apontado como uma das razões para a alta nos atendimentos. Ao acompanhar a votação em Plenário, a atual coordenadora, Maísa Silva, reconheceu a importância da divulgação do serviço para garantir autonomia aos surdos.

O projeto segue para sanção ou veto do prefeito Rogério Cruz (Solidariedade).