Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Aprovada CEI para investigar contas da administração Paulo Garcia

Aprovada CEI para investigar contas da administração Paulo Garcia

por Antônio Ribeiro dos Santos publicado 01/02/2017 13h45, última modificação 02/02/2017 08h34

Hoje (1º), na primeira sessão ordinária da 18ª Legislatura da Câmara Municipal, foi marcada pela apresentação de dezenas de projetos de lei e requerimentos. Os 35 vereadores participaram da sessão, que contou com a presença do prefeito Iris Resende. Entre as matérias polêmicas apresentadas, foi aprovada a instalação de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI). de autoria do vereador Jorge Kajuru (PRP), para investigar as finanças da Prefeitura durante a administração do ex-prefeito Paulo Garcia, PT.

O presidente da Casa, Andrey Azeredo, PMDB, encaminhou o pedido da CEI para a procuradoria emitir parecer se ela cumpre os requisitos legais. Após essa manifestação, a instalação da Comissão é publicada no Diário Oficial do Município. Em seguida, o presidente convoca os partidos para indicar os membros que vão compor a referida CEI. São sete membros, escolhidos de acordo com a representatividade partidária. Esses membros é que vão escolher o presidente e o relator da Comissão, com Jorge Kafuru anunciando sua disposição de disputar a presidência.

A CEI terá duração de 60 dias, prorrogáveis pelo mesmo período. Ao final, será elaborado um relatório sobre o que foi apurado pela Comissão e encaminhado ao Prefeito e Ministério Público.

"Vamos buscar a verdade dos fatos. Abrir essa caixa preta para saber porque existe esse déficit mensal de R$ 30 milhões. O que causou isso? O povo precisa saber, pois queremos saber que está mentindo, se é o prefeito Iris ou o Paulo Garcia deixou dinheiro em caixa. Vamos, portanto, buscar a verdade", afirmou Kajuru.

AUDIÊNCIA

19 dos 35 vereadores apresentaram dezenas de projetos e requerimentos na sessão de hoje. Elias Vaz,PSB, por exemplo, com o apoio de outros vereadores, requereu uma audiência na Câmara para discutir o anteprojeto da nova lei da região metropolitana e Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Goiânia. O vereador criticou o fato de o governo Marconi Perillo encaminhar esse proposta para análise da Assembleia Legislativa. "Quem deve tratar desse assunto é a Câmara e a prefeitura. Não fomos ouvidos. Isso é um absurdo. O vereador tem de estar presente no debate sobre uso do solo. O governo não pode querer impor esse projeto, sem a participação dos municípios", criticou ele.

IPTU

Já o vereador Eduardo Prado, PV, apresentou projeto de decreto legislativo suspendendo os efeitos da instrução normativa da Secretaria de Finanças, de 31 de maio de 2016, e de todos os lançamentos complementares do IPTU. Segundo ele, essas mudanças foram feitas através de imagens aéreas, provocando a revisão no lançamento do imposto.

O vereador Anselmo Pereira, PSDB, em apoio à proposta de Jorge Kajuru, sugeriu a realização de uma audiência emergencial na Câmara para debater a situação da Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade, cujo titular é o vereador Felisberto Tavares, que se licenciou para ocupar a pasta.

A maioria dos vereadores criticou o atraso na pagamento dos servidores da Prefeitura, bem como a demissão de estagiários. "Isso é inadmissível. Não se pode atrasar salário de servidor, protestou Cristina Lopes, PSDB. O presidente Andrey Azeredo disse que manterá contato com a Prefeitura para se inteirar da situação.

VETO

Por 29 votos favoráveis e um contra, os vereadores manteve o veto do ex-prefeito Paulo Garcia, PT, ao projeto da vereadora Tatiana Lemos, PC do B, que obriga o Paço a exibir vídeos educativos antidrogas nos cinemas e nas aberturas de shows e eventos culturais em Goiânia. Segunda Tatiana, o veto foi parcial e não irá prejudicar o essencial da proposta.

A sessão começou às 9 horas e foi encerrada às 12h45, em decorrência da visita do prefeito Íris Resende, que participou da abertura dos trabalhos da 18ª legislatura, que iniciou hoje e vai até 31 de dezembro 2020.