Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Andrey Azeredo discute ampliação de infraestrutura de telefonia em Goiânia

Andrey Azeredo discute ampliação de infraestrutura de telefonia em Goiânia

por Paulo Henrique Galves da Silva publicado 06/09/2018 20h45, última modificação 11/09/2018 10h06
O presidente da Câmara Municipal, vereador Andrey Azeredo (MDB), promoveu uma reunião na tarde desta quarta-feira, 5, no Paço Municipal, entre o prefeito Iris Rezende (MDB) e o secretários municipais com os representantes do Ministério das Comunicações, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e do setor de telefonia no Brasil. O encontro teve o objetivo de discutir medidas voltadas à melhoria da infraestrutura de telecomunicações existente em Goiânia.

Por intermediar a agenda, Andrey esclareceu ao prefeito Iris que é preciso alinhar as políticas públicas para a ampliação dos serviços de telecomunicação para toda a população. O representante da Agência Nacional de Telecomunicações e conselheiro-diretor Leonardo Euler elogiou o pioneirismo de Goiânia por já ter apresentado um decreto municipal que viabiliza a expansão da infraestrutura e explicou que agora é necessário um projeto de lei que dê segurança jurídica para as implementações necessárias.

“A implantação dessas novas redes pretende aprimorar a conectividade e também capitalizar novos serviços no ambiente digital, que já é mais que uma realidade, é uma necessidade de investimento, visto que vários estudos mostram os efeitos positivos das telecomunicações sobre o Produto Interno Bruto do País (PIB). Estudos do Banco Mundial atestam que a penetração de 10% de banda larga sugere um incremento de 1% no PIB.” Leonardo também lembrou que foi o prefeito Iris, enquanto ministro da Justiça no ano de 1997, que assinou a lei que criou a Anatel.

Durante o encontro, o vereador informou que deverá marcar nova reunião também com os parlamentares em data próxima, devido à urgência de implementação de medidas de infraestrutura na Capital para aporte de nova banda larga 5G. “Quero já tentar agendar para a semana que vem com os vereadores para que vocês, técnicos, possam esclarecer todos os procedimentos necessários para a ampliação do nosso sistema de telefonia em Goiânia. Vai depender só de ajuste de agenda entre todos”, afirmou Andrey.

O diretor do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (Sinditelebrasil), Ricardo Dieckmann, explicou que a infraestrutura a ser instalada na cidade é mínima, mas muito relevante. Ele também elogiou o pioneirismo de Goiânia por estar à frente de outras cidades no Brasil com a implantação de tecnologias que beneficiam os usuários do sistema público de forma digital, como orienta as chamadas “smart cities” - cidades digitais.

Participaram da reunião o representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, do departamento de expansão de banda larga; o conselheiro-diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) Emmanuel Campelo; e secretários municipais.

(*) Texto produzido pela assessora Maysa Manoela
registrado em: