Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Alunos participantes do programa Eleitor do Futuro acompanham sessão da Câmara

Alunos participantes do programa Eleitor do Futuro acompanham sessão da Câmara

por Heloiza Amaral publicado 29/11/2018 11h55, última modificação 29/11/2018 16h36

A Câmara Municipal de Goiânia recebeu, durante sessão desta quinta-feira (29), alunos da Escola Municipal Professora Nara do Carmo Rezende Amorim, que participaram esse ano do programa Eleitor do Futuro, desenvolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) desde 2005. Os jovens, com idade entre 10 e 15 anos, tiveram palestras sobre a Legislação Eleitoral e organizaram uma eleição, na qual foram eleitos prefeito e vice-prefeito. O secretário da Escola Judiciária Eleitoral de Goiás, Lafaiete Ribeiro Campos, explica que a ideia é promover a inclusão social, política e econômica de jovens de 10 a 17 anos, de forma que eles tenham uma participação política consciente, livre e democrática.

De acordo com Lafaiete, mais de 100 mil alunos goianos foram atendidos com o projeto apenas nos últimos cinco anos. As ações desenvolvidas pelo TRE dependem da estrutura das escolas e da decisão dos alunos, podendo variar de palestras até eleições de representantes estudantis e a simulação de pleitos municipais. Este ano, apenas a Escola Municipal Nara do Carmo Rezende Amorim se animou a promover o processo eleitoral, no dia 26 de junho, com 275 alunos, dez candidatos e cinco chapas, em votação para os cargos de prefeito e vice. “Realizamos palestras, promovemos debates entre os candidatos e toda a eleição ocorreu como as que são feitas no país, com urnas eletrônicas, contendo nome e partido dos candidatos”, explica Lafaiete.

A professora de história Mayara Paiva, responsável pelo processo na escola, aprovou a experiência. Segundo ela, houve uma mudança significativa da postura dos alunos, que já devem votar nas próximas eleições municipais. “Eles estavam apáticos com a eleição, achando que não podiam fazer nada. Com o programa Eleitor do Futuro, eles entenderam seus papéis como cidadãos e a importância da democracia. Tivemos um empate e, seguindo as regras da Legislação, o mais velho venceu. Foi o suficiente para demonstrar a importância de cada voto”, afirma.

Tímido, o prefeito eleito Ravel de Souza foi convidado pelo presidente da Câmara, Andrey Azeredo (MDB), para acompanhar a sessão ao lado dele, na Mesa Diretora. Ele não quis usar a tribuna e foi representado pela aluna Raíssa Queiroz, da 8a série do ensino fundamental, que destacou a importância do programa para compreender a história e o papel do cidadão no futuro do país. “Estudamos a época da ditadura militar e foi perturbador saber que, há 30 anos, os brasileiros não podiam escolher seus representantes. Somos sujeitos ativos e responsáveis pelo futuro”, diz.

Câmara Mirim

A vereadora Cristina Lopes (PSDB), responsável por trazer os jovens à Câmara, comemorou a presença dos alunos e demonstrou interesse em efetivar uma parceria com o TRE, para colocar em prática o projeto Câmara Mirim, de autoria do ex-presidente da Casa Deivison Costa. “A meta é eleger jovens de 35 bairros de Goiânia e trazê-los para o debate no Legislativo, promovendo reuniões mensais e recebendo deles ideias e projetos para a capital, o que deve ocorrer já em 2019”. Para Cristina Lopes, programas como o Eleitor do Futuro são fundamentais para trazer os jovens para a discussão e transformar a realidade política. (Foto: Alberto Maia)