Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Advogada Amanda Souto Baliza recebe Título de Cidadã Goianiense

Advogada Amanda Souto Baliza recebe Título de Cidadã Goianiense

por Da Redação publicado 15/08/2023 10h53, última modificação 15/08/2023 10h53
Proposta pela vereadora Sabrina Garcez, essa é a primeira vez que uma pessoa trans recebe a honraria na Câmara Municipal de Goiânia
Advogada Amanda Souto Baliza recebe Título de Cidadã Goianiense

Foto de Gustavo Mendes

A Câmara Municipal de Goiânia concedeu, no último dia 10, um título honorífico de cidadania goianiense marcando um momento histórico e inédito em nosso município. Por iniciativa da vereadora Sabrina Garcez, o plenário aprovou o decreto legislativo, e a advogada trans e diretora da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Amanda Souto Baliza, foi agraciada.

"Estou extremamente feliz com o simbolismo que esta homenagem representa. Amanda merece esse reconhecimento, pois é uma referência nacional na luta pelos direitos individuais e coletivos da população LGBTQIAP+", comemorou a vereadora.

Amanda Souto Baliza é uma advogada reconhecida, sendo a primeira mulher trans a ser eleita para o Conselho Seccional da OAB no país. Ela preside a Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB Goiás, sendo também a primeira e única a ocupar a diretoria de uma Comissão no Conselho Federal da OAB, a Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero.

"Meu desejo é encher nosso povo de orgulho e contribuir para tornar esta cidade um lugar melhor para todos. Quero ajudar na construção de um progresso constante, diário e contínuo, para que as próximas gerações possam desfrutar de um lugar ainda mais positivo, do qual possam se orgulhar, assim como eu me orgulho", enfatizou Amanda.

Natural de Estrela do Norte, com 32 anos, Amanda também é palestrante e conselheira do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (IDTECH), Organização Social responsável pela gestão do Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi, onde está situado o ambulatório trans em Goiânia. Foi ela quem coordenou na capital o apoio à criação do Grupo Especializado no Atendimento às Vítimas de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância.

Desde 2020, Amanda participa dos mutirões da Prefeitura de Goiânia para a retificação de registros de prenome e gênero de pessoas trans. Sua principal atuação em Goiânia é jurídica, principalmente no atendimento pro bono às vítimas de discriminação e violência em nosso município.

"Pela contribuição que Amanda oferece ao Município de Goiânia, por sua dedicação e profissionalismo na defesa dos direitos humanos e na luta contra a discriminação e a violência de gênero na Capital, ela merece nossos aplausos e todo o nosso reconhecimento", enfatizou Sabrina Garcez. (Da Assessoria de imprensa da vereadora).