Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / 31 dos 35 Vereadores formam quatro blocos parlamentares na Câmara

31 dos 35 Vereadores formam quatro blocos parlamentares na Câmara

por Antônio Ribeiro dos Santos publicado 23/02/2017 12h25, última modificação 24/02/2017 09h12
31 dos 35 Vereadores formam quatro blocos parlamentares na Câmara

Foto: Eduardo Nogueira

Os vereadores de diversos partidos se articularam e criaram hoje, 23, mais três novos blocos parlamentares na Câmara. Um, contará com dez integrantes, outro, com nove e o terceiro, com seis vereadores. Na semana passada, o vereador Lucas Kitão, do PSL, anunciou a formação do bloco Pró Goiânia, com seis membros. Kitão será o líder e Carlin Café, PPS, vice-líder.

Ou seja, dos 35 com assentos na Casa 31 comporão esses blocos parlamentares, cujos pedidos já foram protocolados na Mesa Diretora da Casa. Porém, quatro vereadores não assinaram adesão a nenhum dos blocos formados. São eles, o presidente da Casa, Andrey Azeredo, PMDB, Clécio Alves, PMDB, Edson Automóveis, PMN, e Izidio Alves, PR.

Hoje, por exemplo, a vereadora Cristina Lopes, PSDB, ocupou a tribuna da Casa hoje para anunciar a formação do bloco Frente Parlamentar Independente, com nove integrantes. São eles: Anselmo Pereira, PSDB, Cabo Senna, PRP, Paulo Magalhães, PSD, Jorge Kajuru, PRP, Milton Mercêz, PRP, Priscilla Tejota, PSD, Sargento Novandir, PTN, e Elias Vaz, PSB. Cristina foi escolhida como líder do bloco, cuja formação foi articulada por Kajuru.

Só a liderança do delegado Eduardo Prado, PV, foi anunciado também a formação do bloco "Por uma Goiânia Melhor", com 10 integrantes: Paulinho Graus, PDT, Léia Klébia, PSC, Emilson Pereira, PTN, Jair Diamantino, PSDC, Romário Policarpo, PTC, Eduardo Prado, PV, Paulo Daher, DEM, Anderson Salles, PSDC, Kleibe Morais, PSDC, e Oséias Varão, PSB.

"Juntos Por Goiânia", articulado pelo vereador Fábio Zander, PEN, também foi anunciado na sessão de hoje. E contará com seis vereadores: Tatiana Lemos, PC do B, Juarez Lopes, PRTB, Alysson Lima, PRB, Rogério Cruz, PRB, Wellington Peixoto, PMDB. Zender será o líder. "Não seremos um grupo de oposição, mas apenas voltado aos interesses maiores da nossa cidade e sua gente. Nossa intenção será agir junto e votar juntos", garantiu.

Um ponto em comum  dos blocos é a participação na comissões técnicas da Casa, bem como nas CEIs (Comissão Especial de Inquérito). Três delas já aceitas e aguardam apenas a indicação dos membros que vão participar.

RESPEITO

A mensagem principal dos líderes dos blocos é de que o vereador precisa ser respeitado, especialmente pelo Paço Municipal. "O prefeito precisa nos respeitar e saber que suas propostas precisam do aval desta Casa. O Plano Diretor, por exemplo", citou Paulo Magalhães, da Frente Parlamentar Independente. Kajuru completou: "Vamos exigir que a administração cumpra com o que fala. O Prefeito disse que colocaria a casa em ordem em 60 dias. Isso não aconteceu e agora diz que precisa de seis meses para isso. Os Cais funcionariam 24/h por dia. Ora, quatro estão fechados".

Cristina Lopes acredita que o bloco vai fortalecer os trabalhos legislativos da Câmara, com mais transparência e objetividade. O Bloco Independente quer inclusive discutir com profundidade o projeto do Paço que concede isenção fiscal a contribuintes inadimplentes da Prefeitura, já lido na Câmara.

O delegado Eduardo Prado destacou, por exemplo, que o bloco "Por uma Goiânia Melhor" vai priorizar os debates sobre os projetos que dizem respeito ao cidadão comum e aqueles que trazem melhorias para a cidade. "Nosso bloco, porém, quer priorizar a participação incisiva nas comissões técnicas da Casa", concluiu.