Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / 2ª Expedição do Meia Ponte retira 161 toneladas de lixo das margens e leito do rio

2ª Expedição do Meia Ponte retira 161 toneladas de lixo das margens e leito do rio

por Edição de notícias publicado 27/03/2024 10h04, última modificação 27/03/2024 10h04
Projeto da Câmara Municipal, coordenado pela vereadora Kátia (PT), reuniu pesquisadores, estudantes, trabalhadores da Comurg e voluntários
2ª Expedição do Meia Ponte retira 161 toneladas de lixo das margens e leito do rio

Foto: Divulgação

Durante três dias de trabalhos, pesquisadores da UFG, IFG e da PUC recolherem materiais para análise laboratorial e também identificaram diversos pontos de assoreamentos, erosões e descarte irregular de lixo e esgoto em um dos principais mananciais de abastecimento da Região Metropolitana de Goiânia. Equipes da Comurg e voluntários recolheram mais de 161 toneladas de lixo das margens e do leito do rio Meia Ponte. Esse foi o resultado da 2ª Expedição do Meia Ponte, projeto da Câmara Municipal de Goiânia, coordenado pela vereadora Kátia (PT). 

Paralelo a esse trabalho, equipes percorreram escolas da rede pública nos bairros às margens do rio, apresentando palestras e entregando material educativo sobre a preservação dos rios. Já nas estações ambientais, montadas na Vila Roriz e Vila Monticelli, mais de 1.200 pessoas, entre estudantes, moradores e interessados em geral, participaram de atividades como palestras, oficinas de geolocalização por drone e jogos de educação ambiental.

A expedição também reflorestou alguns pontos mais degradados para recriar matas ciliares e distribuiu mais de 800 mudas de plantas nativas do Cerrado para os moradores dos bairros às margens do Meia Ponte.

“Foi mais uma ação de sucesso”, comemorou a vereadora Kátia. “Todas as análises sobre a qualidade da água e do solo ainda serão feitas em laboratório e poderemos comparar os resultados deste ano com os do ano passado, mas o que nos faz ter certeza do sucesso é o envolvimento da população. Acredito que já plantamos essa semente na consciência dessas pessoas que moram próximo do rio e sentimos que elas têm um outro olhar em relação ao Meia Ponte e já abraçaram o rio”, completou. 

A expedição é científica e os resultados dos estudos feitos, além de servirem de comparativo com os dados do ano passado, também servirão de parâmetros para a tomada de decisões do poder público e a completa recuperação do Meia Ponte. “A Bacia do Meia Ponte abastece de água a Região Metropolitana de Goiânia. Portanto, salvar o rio é salvar a nossa própria existência”, concluiu Kátia. 

Encerramento 

Um luau realizado na beira do rio, na noite de sexta-feira (22), marcou o encerramento da expedição. Com tochas, apresentações musicais e um buffet, pesquisadores, voluntários, servidores da Comurg e moradores da Vila Roriz confraternizaram e celebraram o fim dos três dias de trabalhos recolhendo lixo e analisando água, solo, fauna e flora do Meia Ponte.

“A ideia do luau foi para ressaltar e mostrar que o rio deve ser também um lugar de lazer e contemplação”, explicou a vereadora Kátia. “O grande objetivo essa expedição é que a gente possa diagnosticar os problemas do Meia Ponte e salvar esse importante rio, para podermos utilizar sua água, mas também admirar e aproveitar sua beleza natural”, completou.

* Com informações da assessoria de comunicação da vereadora