Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias dos Gabinetes / Câmara aprova, em 1ª votação, criação do Centro Municipal de Tratamentos com Cannabis Medicinal

Câmara aprova, em 1ª votação, criação do Centro Municipal de Tratamentos com Cannabis Medicinal

por Edição de notícias publicado 18/06/2025 17h45, última modificação 18/06/2025 17h45
De autoria do vereador Lucas Kitão (União Brasil), proposta complementa leis que tratam de temas como distribuição de medicamentos terapêuticos à base de cannabis
Câmara aprova, em 1ª votação, criação do Centro Municipal de Tratamentos com Cannabis Medicinal

Foto: Assessoria do Vereador

O Plenário da Câmara de Goiânia aprovou, em primeira votação, nesta quarta-feira (18), projeto de lei (PL 103/2024) que autoriza a criação Centro Municipal de Tratamentos com Cannabis Medicinal (CMTCM). Essa é a quinta proposta, de autoria do vereador Lucas Kitão (União Brasil), relacionada ao medicamento terapêutico.

Fruto da dissertação de mestrado do parlamentar, o projeto complementa leis que autorizam a distribuição de medicamentos à base de cannaibis e que instituem políticas de inventivo ao uso da cannabis medicinal em Goiânia – todas de autoria de Kitão.

O texto foi aprovado após voto em separado do vereador Léo José (Solidariedade) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), favorável à criação do CMTCM.

Centro de Tratamento

Segundo a matéria, o Centro Municipal funcionará como meio de acesso controlado a tratamentos com cannabis medicinal, que deverão observar:

- prescrição do médico;

- registro do paciente no Centro Municipal;

- consentimento do paciente ou de seu representante legal;

- acesso ao atendimento multidisciplinar.

Ainda de acordo com a proposta, o centro promoverá capacitação de profissionais de saúde e garantirá o fornecimento regulado de medicamentos á base de cannabis.

O projeto também prevê alocação de recursos por dotações próprias da gestão, além de parcerias e de convênios com o Estado e com entidades públicas e privadas.

“Nossa ideia é criar o Centro Municipal, onde pessoas terão acesso, apoio, tratamento e acolhimento em um só lugar. Será uma referência na saúde, abrindo espaço físico inovador para o atendimento completo de pacientes, que poderão agendar consultas, realizar teleconsultas e conhecer novos medicamentos; tudo isso pelo SUS”, afirmou Lucas Kitão.

O texto segue em tramitação na Câmara e passará por comissão temática, antes da segunda votação em Plenário.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia