Willian Veloso aprova Moção de Apoio aos condenados e presos pelo 8 de janeiro
O vereador Willian Veloso (PL) aprovou, em Plenário, na sessão do dia 23 de abril, uma Moção de Apoio aos Condenados e Presos de 8 de janeiro de 2023 e ao PL (projeto de lei) da Anistia. Aprovado pela maioria dos vereadores presentes, o requerimento legislativo recebeu cinco votos contrários.
Em 8 de janeiro daquele ano, manifestantes que contestavam o resultado das urnas nas eleições de 2022 invadiram e depredaram as sedes dos três Poderes em Brasília. Mais de 370 manifestantes já foram julgados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e condenados a penas que ultrapassam 17 anos de prisão pelos crimes de tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa e deterioração de patrimônio público. As penas, porém, são consideradas excessivas por aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que avaliam que não houve tentativa de golpe de Estado e, sim, vandalismo.
No Congresso Nacional, um projeto em discussão, o PL da Anistia, busca anistiar os manifestantes condenados e evitar o julgamento dos demais, proposta que também recebeu apoio da Moção de Veloso.
Votaram contra o requerimento os vereadores Professor Edward (PT), Kátia (PT), Fabrício Rosa (PT), Aava Santiago (PSDB) e Juarez Lopes (PDT).