Volta das sessões plenárias na Câmara de Goiânia traz projeto de Thialu Guiotti sobre prevenção à pré-eclâmpsia
A Câmara Municipal de Goiânia retoma nesta terça-feira (12) as sessões plenárias com uma pauta que inclui o Projeto de Lei 045/2024. De autoria do vereador Thialu Guiotti (Avante), a matéria institui o Dia de Prevenção à Pré-eclâmpsia no município, a ser celebrado em 22 de maio. O projeto reflete a dedicação do parlamentar com a valorização da vida e os direitos da mulher.
O objetivo da propositura é conscientizar a população, especialmente gestantes, sobre os riscos da pré-eclâmpsia, condição que se manifesta após a 20ª semana de gestação e é caracterizada pela elevação da pressão arterial e presença de proteínas na urina. A doença pode levar a complicações graves caso não seja tratada. Em casos mais graves pode levar à morte da mãe e do feto.
Segundo a proposta, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) será responsável por promover atividades, palestras e campanhas para informar sobre sintomas, fatores de risco e prevenção da doença. "Queremos que a SMS coordene atividades e campanhas informativas. A ideia é alertar as gestantes e mobilizar a imprensa para ampliar a informação," completa o vereador.
Descrição da foto: Vereador Thialu Guiotti (Avante)