Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias dos Gabinetes / Notícias dos Gabinetes: notícias / Vereadora Kátia participa do lançamento do Comitê Pró-Instituto Nacional do Cerrado em Brasília e destaca parceria da Câmara de Goiânia

Vereadora Kátia participa do lançamento do Comitê Pró-Instituto Nacional do Cerrado em Brasília e destaca parceria da Câmara de Goiânia

por Edição de notícias publicado 21/08/2025 08h33, última modificação 21/08/2025 08h33
Instituto será um centro de excelência para pesquisa, inovação, monitoramento ambiental e promoção da bioeconomia
Vereadora Kátia participa do lançamento do Comitê Pró-Instituto Nacional do Cerrado em Brasília e destaca parceria da Câmara de Goiânia

Foto: Gabinete da vereadora

A vereadora Kátia (PT), presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Goiânia, participou nesta quarta-feira (20), em Brasília, do lançamento do Comitê Pró-Instituto Nacional do Cerrado. O evento, realizado no Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT) da Universidade de Brasília (UnB), reuniu representantes do governo federal, pesquisadores, reitoras e dirigentes de Instituições de Ensino Superior de Goiás, como UFG, UFCat, PUC Goiás e IFG, além de diversas universidades e institutos federais de todo o país.

O Comitê é uma articulação nacional que une universidades, institutos de pesquisa e sociedade civil para viabilizar a criação do Instituto Nacional do Cerrado, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O futuro instituto terá como missão ser um centro de excelência para pesquisa, inovação, monitoramento ambiental e promoção da bioeconomia, buscando soluções sustentáveis e integradas para enfrentar os desafios que ameaçam o segundo maior bioma do Brasil.

Durante o evento, a vereadora Kátia ressaltou o papel estratégico do Cerrado para o Brasil e defendeu o engajamento do poder público municipal na preservação do bioma. Ela anunciou que a Câmara Municipal de Goiânia será signatária do documento de criação do Instituto, por meio de seu presidente, Romário Policarpo (PRD).

“Vou ajudar nessa articulação e vamos colocar a Câmara à disposição para ajudarmos a construir as políticas possíveis, no âmbito municipal, para preservarmos e cuidarmos cada vez mais do Cerrado, que também é o berço das águas do Brasil”, afirmou Kátia.

O Cerrado, que ocupa cerca de 24% do território brasileiro e abrange 12 unidades da federação, é responsável por abrigar parte das nascentes das principais bacias hidrográficas do país. Apesar de sua importância para a segurança hídrica, alimentar e climática, o bioma enfrenta forte pressão do desmatamento, queimadas e expansão desordenada do agronegócio.

Para Kátia, que tem se destacado na defesa ambiental, o lançamento do Comitê e a futura criação do Instituto são passos decisivos para o Brasil avançar na preservação do Cerrado. “Essa é uma construção coletiva. Precisamos integrar universidades, governos e sociedade para criar políticas públicas que garantam a proteção do Cerrado e a vida das comunidades que dele dependem”, destacou a vereadora.

Com o apoio da Câmara de Goiânia e a participação de instituições goianas de ensino e pesquisa, o Comitê pretende fortalecer a rede de cooperação científica e política, ampliar a bioeconomia e dar visibilidade à importância do Cerrado, que será um dos temas centrais na COP 30, em 2025, em Belém.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia