Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias dos Gabinetes / Notícias dos Gabinetes: notícias / Kátia participa de painéis na COP30 e leva Cerrado ao centro das discussões climáticas globais

Kátia participa de painéis na COP30 e leva Cerrado ao centro das discussões climáticas globais

por Edição de notícias publicado 10/11/2025 14h20, última modificação 10/11/2025 14h47
Vereadora atua diretamente em discussões da conferência, com participação em painéis oficiais da Green Zone e com acesso à Blue Zone, área onde ocorrem negociações entre países e lideranças mundiais

A vereadora Kátia (PT), presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Goiânia, está participando ativamente da COP30, em Belém (PA), onde representa o Legislativo goianiense e leva ao debate internacional a importância da preservação do Cerrado e das bacias hidrográficas que nascem no Centro-Oeste. Longe de uma presença protocolar, Kátia tem atuado diretamente nas discussões da conferência, com participação em painéis oficiais da Green Zone e acesso à Blue Zone, área restrita da COP onde ocorrem as negociações entre países e lideranças mundiais, um espaço reservado a quem efetivamente contribui com as decisões e estratégias globais de enfrentamento da crise climática.

Ao longo da semana, a vereadora integra importantes mesas temáticas, que abordam desde o papel das mulheres na transição ecológica até o desafio da adaptação climática e da gestão das águas. Nesta segunda-feira, Kátia participa do painel Empreendedorismo Feminino como Estratégia Climática, realizado no espaço do Sebrae, na Green Zone, destacando como a liderança e a inovação das mulheres podem impulsionar soluções sustentáveis e a economia verde. Já amanhã, ela estará na mesa do debate Mulheres em Defesa da Terra: Violência, Territórios e Justiça Climática, no Pavilhão do Círculo dos Povos, um dos espaços mais simbólicos da conferência, dedicado à escuta de lideranças femininas e povos tradicionais na luta pela preservação ambiental e pela proteção de seus territórios.

No dia 13 de novembro, Kátia será uma das convidadas do painel Risco Climático e Desenvolvimento Territorial, também promovido pelo Sebrae, em que discutirá os impactos das mudanças do clima sobre as cidades e a necessidade de políticas de adaptação urbana. E, encerrando sua agenda, no dia 14, participa do encontro técnico Adaptação à Mudança do Clima: Plano da Bacia do Paraíba do Sul e o uso do Water Resilience Tracker e o Programa Raízes do CBH Paranaíba, no Estande dos Comitês, debate que dialoga diretamente com sua atuação em Goiânia na defesa dos rios e na gestão sustentável dos recursos hídricos.

Cerrado

Autora de projetos voltados à preservação da bacia do Rio Meia Ponte – um dos mais importantes cursos d’água do estado –, Kátia tem usado sua presença na COP30 para reforçar que o Cerrado precisa ganhar centralidade nas discussões climáticas internacionais. Segundo ela, “se a Amazônia é o pulmão do mundo, o Cerrado é o coração que faz o Brasil pulsar”. A vereadora lembra que oito das doze grandes bacias hidrográficas brasileiras nascem no Cerrado, e que o bioma é responsável por alimentar os rios que abastecem a Amazônia, o Pantanal, o São Francisco e o Paraná, além de abrigar aquíferos fundamentais, como o Guarani.

Com esse discurso, Kátia tem chamado a atenção para a necessidade de incluir o Cerrado nas estratégias globais de combate às emergências climáticas. Ela argumenta que proteger o bioma é proteger o ciclo das águas, a segurança alimentar e a vida em todo o território brasileiro. “A COP30 é o espaço político para mostrar que salvar o Cerrado é ponto crucial para manter a Amazônia de pé e garantir o equilíbrio climático do planeta”, defendeu.

A participação da vereadora em debates estratégicos e seu acesso às áreas de decisão da COP reforçam seu protagonismo na pauta ambiental. Como mulher, parlamentar e representante de uma capital do Centro-Oeste, Kátia leva à conferência não apenas a voz de Goiânia, mas o compromisso com políticas que conectam justiça climática, igualdade de gênero e sustentabilidade, princípios que ela tem transformado em ação no seu mandato e agora projeta no cenário internacional.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia