Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias dos Gabinetes / Notícias dos Gabinetes: notícias / Vereadora Aava Santiago apresenta projeto que cria Calçadão da Rua 8 no Centro de Goiânia

Vereadora Aava Santiago apresenta projeto que cria Calçadão da Rua 8 no Centro de Goiânia

por Edição de notícias publicado 21/08/2025 08h45, última modificação 21/08/2025 08h45
Proposta busca resgatar a vitalidade da região central, colocando Goiânia na rota dos grandes centros urbanos, com mais segurança para pedestres, estímulo ao comércio e ampliação de atividades culturais
Vereadora Aava Santiago apresenta projeto que cria Calçadão da Rua 8 no Centro de Goiânia

Foto: Gabinete da vereadora

A vereadora Aava Santiago (PSDB) apresentou, nesta quarta-feira (20), na Câmara Municipal, o projeto de lei que institui o Calçadão da Rua 8, no trecho entre a Avenida Anhanguera e a Rua 4, no Setor Central. A iniciativa prevê transformar a via em área prioritária para pedestres, promovendo cultura, mobilidade urbana sustentável, comércio e lazer.

De acordo com a proposta, o calçadão funcionará de forma integrada ao comércio local. Durante a semana, a via seguirá aberta ao trânsito de veículos. Já em sextas-feiras e sábados, a partir das 18h, além de domingos e feriados, o espaço será exclusivo para pedestres, ciclistas e atividades culturais.

“Essa proposta dialoga diretamente com o projeto Ocupa o Centro, que nós apresentamos e já foi instituído por meio da Lei 11.293. O objetivo é o mesmo: devolver a vida ao coração de Goiânia, criando oportunidades para manifestações artísticas, culturais e esportivas, além de valorizar os bares e os espaços que já recebem diversas ações culturais ao longo do ano. O Calçadão da Rua 8 é mais uma iniciativa dentro de um bloco de ações e propostas legislativas que têm como foco ampliar o direito à cidade e colocar o Centro de Goiânia na rota das prioridades econômicas e culturais”, destacou Aava Santiago.

A proposta autoriza a Prefeitura a investir na requalificação do espaço, com mobiliário urbano, iluminação, paisagismo e acessibilidade. Também será possível firmar parcerias com a iniciativa privada para promover eventos culturais, gastronômicos e turísticos.

“Queremos um Centro vivo, com oportunidades para artistas, feirantes, comerciantes e trabalhadores. O calçadão vai fortalecer a economia, valorizar nosso patrimônio cultural e atrair novamente as pessoas para a região. Assim como ocorreu no Rio, com o Porto Maravilha, queremos colocar Goiânia na mesma prateleira dos grandes centros que conseguiram revitalizar seus espaços urbanos e devolver vitalidade às áreas históricas”, ressaltou a parlamentar.

A inspiração para o projeto vem de experiências já adotadas em outras capitais, como Campo Grande e Rio de Janeiro, onde os calçadões resultaram em fortalecimento econômico, aumento da circulação de pessoas e sensação de segurança.

“Não se trata apenas de fechar uma rua, mas de abrir o Centro para convivência, lazer e prosperidade. É um passo importante para transformar a região em espaço atrativo e acolhedor, sem prejudicar a rotina do comércio”, completou Aava Santiago.

O projeto agora segue para tramitação na Casa, onde será analisado pelas comissões e pelo Plenário antes de ir à sanção do prefeito.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia