Major Vitor Hugo propõe modernização de infraestrutura urbana
O vereador Major Vitor Hugo (PL) apresentou, na última terça-feira (21), projeto de lei que institui a Política Municipal de Conversão de Redes Aéreas em Subterrâneas "Goiânia Sem Fios", um marco para a modernização da cidade. A iniciativa tem como objetivos eliminar a poluição visual; aumentar a segurança pública; e impulsionar o desenvolvimento econômico e estético da capital, alinhando a cidade aos padrões de grandes metrópoles mundiais.
A fiação aérea, além de descaracterizar a paisagem urbana, representa risco à população, com cabos caídos e com emaranhados que causam curtos-circuitos e interrupções no fornecimento de serviços essenciais. A proposta visa à resolução dos problemas, que também afetam a arborização e o valor imobiliário.
Com horizonte de dez anos, o projeto prevê metas anuais de conversão e instrumentos de financiamento e de controle. A matéria inova ao exigir que as novas obras – públicas e privadas – instalem dutos subterrâneos padronizados, evitando a necessidade de abertura da mesma via por diversas vezes. Isso reduz custos, acelera prazos e impede o desperdício de recursos públicos.
A política inclui a criação do Plano Municipal de Conversão de Redes; do Índice Municipal de Risco e Prioridade; e dos Distritos de Conversão Subterrânea, que permitirão o planejamento e a execução das obras de forma técnica e integrada, priorizando áreas críticas. A aprovação do "Goiânia Sem Fios" é vista por Major Vitor Hugo como passo decisivo para construção de uma cidade mais limpa, segura e moderna, valorizando a eficiência técnica, a sustentabilidade e a qualidade de vida.












