Após pressão de Heyler Leão, plano de saúde mantém atendimento a crianças autistas
Após forte repercussão do requerimento para criação de Comissão Especial de Inquérito (CEI) na Câmara de Goiânia, liderada pelo vereador Heyler Leão (PP), os planos de saúde recuaram e aceitaram manter o atendimento a crianças autistas em clínicas anteriormente descredenciadas. A medida foi formalizada por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o Ministério Público de Goiás (MPGO) e a Unimed Goiânia.
A CEI proposta pelo vereador tem como objetivo investigar dificuldades enfrentadas por mães de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no acesso a tratamentos adequados. A iniciativa surgiu após denúncias de descredenciamento repentino de clínicas especializadas, divulgadas em reportagens do G1 e da TV Anhanguera.
“Não podemos aceitar que planos de saúde façam o que querem e como querem. Não podemos aceitar que famílias sejam surpreendidas com a suspensão de terapias essenciais para essas crianças”, afirmou Heyler Leão.
O TAC firmado com o MPGO assegura que pacientes autistas e com outras condições atípicas continuem sendo acompanhados pelas clínicas descredenciadas por até um ano. O acordo foi assinado por representantes da Unimed Goiânia e das clínicas Amplitude, Centro de Reabilitação e Aprendizagem Pedagógica e Instituto Sarah Jacobs, com articulação da 70ª Promotoria de Justiça.
Além de apurar a conduta dos planos de saúde e o cumprimento das coberturas obrigatórias, a comissão de inquérito proposta deverá propor políticas públicas que assegurem atendimento digno e contínuo às famílias. O requerimento prevê a composição da CEI por sete titulares e por três suplentes, com prazo inicial de duração por 120 dias.
Como forma de compreender os termos do acordo firmado e de cobrar melhorias nos serviços prestados, o parlamentar convocará audiência pública com representantes dos planos de saúde e do Ministério Público e com clientes de planos de saúde.
“A mobilização das famílias e a pressão política surtiram efeito. Agora, vamos continuar vigilantes para que promessas sejam cumpridas e para que ninguém fique sem atendimento”, concluiu Heyler Leão.