Vereador Fabrício Rosa defende tese de doutorado na UFG sobre a participação política de policiais no Brasil
O vereador Fabrício Rosa (PT) defendeu nesta quarta-feira (10) sua tese de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da Universidade Federal de Goiás (UFG). Com isso, ele se torna um dos poucos vereadores na história da Câmara Municipal de Goiânia a conquistar o título de doutor.
Intitulada “Da Farda à Urna: entre o autoritarismo herdado e a cidadania em disputa na participação política de policiais”, a pesquisa analisa a crescente participação de policiais no Congresso Nacional e os impactos desse fenômeno para a democracia e os direitos humanos.
O estudo, orientado pelo Prof. Dr. Ricardo Barbosa de Lima, desafia leituras simplistas sobre a chamada “Bancada da Segurança”. A tese argumenta que, embora comumente associados a agendas punitivistas, estes parlamentares apresentam uma atuação legislativa complexa, permeada por contradições, disputas corporativas e até demandas por justiça social.
Fabrício Rosa, que também é mestre em Direitos Humanos pela UFG, consolida-se com este trabalho como uma voz relevante no debate sobre segurança pública e política no Brasil, tendo seu trabalho indicado para a publicação por um dos membros da banca. A pesquisa defende que o fenômeno deve ser analisado com seriedade e rigor, dentro de marcos comprometidos com a expansão dos valores democráticos.