Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias dos Gabinetes / Notícias dos Gabinetes: notícias / Thialu Guiotti propõe instituir em Goiânia sinal de socorro imediato a vítimas de violência

Thialu Guiotti propõe instituir em Goiânia sinal de socorro imediato a vítimas de violência

por Paulo Henrique Galves da Silva publicado 19/03/2025 12h05, última modificação 19/03/2025 12h05
Conhecido como ‘Signal for Help’, o sinal de socorro já é adotado em outros países como instrumento para que pessoas em situação de violência peçam ajuda de forma discreta e rápida
Thialu Guiotti propõe instituir em Goiânia sinal de socorro imediato a vítimas de violência

Foto: Gustavo Mendes

Durante sessão plenária desta terça-feira (18), o vereador Thialu Guiotti (Avante) apresentou projeto de lei que visa a implementar o "Signal for Help" em Goiânia, um sinal de socorro imediato para mulheres, crianças e outras vítimas de violência. O PL 146/2025 propõe a criação do Programa de Cooperação e Código Sinal Vermelho, incorporando o "Signal For Help" (Sinal de Socorro) como ferramenta oficial de denúncia silenciosa e pedido de ajuda para vítimas de violência doméstica e familiar em Goiânia.

O programa, já adotado em diversos países da América, estabelece que o sinal seja disseminado em instituições públicas, escolas e unidades de saúde, permitindo que as vítimas possam pedir ajuda de forma discreta e eficaz.

A matéria prevê campanhas de conscientização em órgãos públicos, estabelecimentos comerciais, instituições de ensino e locais de grande circulação para informar a população sobre o significado e a importância do ‘Signal For Help’, além da capacitação de servidores públicos, profissionais do comércio, segurança privada, motoristas de transporte público e por aplicativo, bem como demais agentes sociais, para identificação e encaminhamento de vítimas aos serviços de proteção.

O projeto ainda designa a criação de canais de denúncia específicos e protocolos de atuação para acolhimento imediato das vítimas que utilizarem o sinal, bem como a previsão de que instituições de ensino públicas e privadas promovam a divulgação e conscientização do programa.

Guiotti destacou a importância do projeto ao relatar um caso recente em Rio Verde, onde uma mulher utilizou o sinal para pedir ajuda e foi resgatada pela polícia. "Esse é um exemplo claro de como podemos salvar vidas através de mecanismos simples, mas extremamente eficazes", afirmou o vereador.

O projeto será discutido na Câmara Municipal de Goiânia. O parlamentar solicitou que fosse tratado com urgência.

Sinal de Socorro
O Signal for Help é um sinal discreto criado pela Canadian Women's Foundation em 2020, com o objetivo de ajudar vítimas de violência doméstica e abuso a pedir socorro de forma segura e silenciosa.

O gesto consiste em levantar uma mão com a palma voltada para fora, dobrar o polegar para dentro e fechar os dedos ao redor dele. O sinal foi rapidamente adotado globalmente, sendo disseminado por organizações, escolas e centros de saúde.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia