Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias dos Gabinetes / Notícias dos Gabinetes: notícias / Sistema de Reaproveitamento de Sobras de Materiais de Construção avança na Câmara

Sistema de Reaproveitamento de Sobras de Materiais de Construção avança na Câmara

por Edição de notícias publicado 14/08/2025 11h15, última modificação 14/08/2025 11h17
Projeto é de autoria do vereador Lucas Kitão (União Brasil) e foi aprovado em primeira discussão
Sistema de Reaproveitamento de Sobras de Materiais de Construção avança na Câmara

Foto: Gabinete do vereador

A Câmara de Goiânia iniciou a discussão sobre a instituição do Sistema de Reaproveitamento de Sobras de Materiais de Construção na sessão desta quarta-feira (13). O projeto de lei é de autoria do vereador Lucas Kitão (União Brasil) e foi aprovado em primeira discussão e votação.

O texto aprovado como substitutivo na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) autoriza a criação de um programa para receber, armazenar e reaproveitar as sobras de materiais de construção de obras públicas ou privadas e, segundo o autor, viabiliza parcerias para revitalização do Centro de Goiânia.

Estes materiais serão utilizados, prioritariamente, em reformas, reparos e manutenção de prédios públicos municipais, como escolas, unidades de saúde, centros comunitários e demais equipamentos.

Conforme aprovado, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Planejamento terá a missão de realizar as avaliações técnicas, armazenar e destinar os materiais doados. O programa poderá ser celebrado com empresas da construção civil, incorporadoras, lojistas e pessoas físicas que tenham o interesse de colaborar com as doações.

Kitão afirma que a medida alia responsabilidade ambiental, eficiência administrativa e justiça social. Ele ressala que vê, diariamente, uma grande quantidade de materiais de construção em boas condições sendo descartados e inutilizados, o que traz um impacto negativo para a cidade.

“Precisamos empregar esses materiais, que muitas vezes são descartados, em melhorias de infraestrutura urbana. É o que podemos fazer, por exemplo, com o resto de concreto nas ciclovias, nas escadas drenantes, na tampa de bueiros e na tampa de túmulos que foram violados. É um meio de ter a construção civil como parceira”, explica Kitão.

O texto segue em tramitação na Câmara Municipal, onde ainda precisa passar por mais uma sessão de votação.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia