Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias dos Gabinetes / Notícias dos Gabinetes: notícias / Henrique Alves apresenta projetos para impulsionar empreendedorismo, emprego e renda

Henrique Alves apresenta projetos para impulsionar empreendedorismo, emprego e renda

por Edição de notícias publicado 26/06/2025 11h55, última modificação 26/06/2025 16h49
Vereador propõe regulamentação do Arranjo Produtivo Local do Agronegócio e criação de programa de incentivo às microempresas e aos microempreendedores individuais

O vereador Henrique Alves (MDB) apresentou dois projetos de lei que visam incentivar e dar apoio ao empreendedorismo em Goiânia, além de gerar emprego e renda. O primeiro institui o Programa de Desburocratização e de Incentivo às Microempresas, às Empresas de Pequeno Porte e aos Microempreendedores Individuais. O outro regulamenta o Arranjo Produtivo Local (APL) do Agronegócio, localizado na região da Avenida Castelo Branco.

“Temos que buscar mecanismos junto ao município para que ele seja incentivador da criação de empresas, e facilitador para que outras possam vir para a nossa cidade. As propostas que apresentei vêm justamente para auxiliar o prefeito Sandro Mabel (UB) nesse sentido, para que não haja obstáculos na geração de empregos para os goianienses”, explica o vereador Henrique Alves.

O Programa de Desburocratização e de Incentivo às Microempresas, às Empresas de Pequeno Porte e aos Microempreendedores Individuais será executado pela Secretaria Municipal de Finanças, com os seguintes objetivos:

- fomentar criação e desenvolvimento de cultura empreendedora;

- instituir ambiente regulatório favorável à geração de novos negócios;

- unificar políticas públicas voltadas ao setor;

- promover mecanismos para geração de emprego e de renda, assegurada a liberdade para desenvolver atividade econômica em qualquer horário ou dia da semana, inclusive feriados, observando normas de proteção ao meio ambiente – incluídas as de combate à poluição sonora e à perturbação do sossego.

Para o cumprimento desses objetivos, o Executivo poderá:

- instituir pontos de atendimento ao empreendedor;

- propor alterações ao Códigos de Posturas, de Obras, Ambiental, Sanitário e ao Plano diretor, buscando agilidade e praticidade nos processos de licenciamento e redefinindo graus de risco de empreendimentos;

- simplificar e agilizar, por meio de plataforma de serviços online, emissão de alvarás de localização e de funcionamento, bem como de licenças ambientais e sanitárias;

- conceder licenciamento provisório para empreendimentos de menor impacto com validade razoável, até que o empreendedor providencie estudos exigidos para obtenção do licenciamento definitivo.

Parcerias com entidades privadas

Além da desburocratização, o projeto de Henrique Alves propõe buscar parcerias junto à Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), à Associação Comercial e Industrial de Goiânia (Acieg) e ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para promover e fomentar a educação empreendedora; propor incentivos tributários; e instituir o Fundo Municipal de Incremento às atividades das Micro e Pequenas empresas e Microempreendedores Individuais (MEIs).

“A licença provisória de atuação para empreendimentos com baixo impacto social e ambiental, por exemplo, agiliza os processos das empresas junto ao poder público. É necessário tornar mais competitivos os comércios, as pequenas e microempresas daqui da nossa cidade, que são os grandes geradores de emprego”, diz o vereador.

Avenida Castelo Branco

Ao aproveitar a vocação da região, o APL Castelo Branco englobará empresas sediadas até 150 metros de distância das margens da avenida com atividades econômicas do comércio e serviços direta e indiretamente voltados para a agropecuária em geral, estendendo-se à manufatura, ao turismo e eventos, à tecnologia. O objetivo é favorecer o crescimento econômico da região, com uso de soluções tecnológicas que propiciem o desenvolvimento sustentável e a valorização das potencialidades econômicas do APL.

Dentre os benefícios que serão gerados aos comerciantes, trabalhadores e consumidores, o município de Goiânia incentivará a promoção e o ordenamento do local mediante apoio dos órgãos envolvidos e a criará um Comitê Gestor do APL Agrovia Castelo Branco, composto por representantes legais associações/entidades ligadas ao segmento, administração municipal, por meio dos órgãos municipais de planejamento urbano, mobilidade, representatividade da Procuradoria-Geral do Município, juntamente com três vereadores indicados pela Câmara de Goiânia.

“Esse APL vem para desburocratizar e também incentivar mais empresas a se instalarem naquele local. É um instrumento pouco utilizado aqui em Goiânia, mas bastante comum em outros grandes centros como São Paulo. Então, propus para essa região que necessita e que tem todas as características para se tornar um grande polo brasileiro do comércio varejista e atacadista do agronegócio”, diz.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia