Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias dos Gabinetes / Notícias dos Gabinetes: notícias / Projeto de Lei propõe multa para quem usar drogas em praças públicas de Goiânia

Projeto de Lei propõe multa para quem usar drogas em praças públicas de Goiânia

por Edição de notícias publicado 28/04/2025 10h28, última modificação 28/04/2025 10h28
Iniciativa do vereador Thialu Guiotti (Avante) busca proteger o convívio familiar e garantir segurança em espaços públicos da capital
Projeto de Lei propõe multa para quem usar drogas em praças públicas de Goiânia

Foto: Gabinete do vereador

O vereador Thialu Guiotti (Avante) apresentou, na sessão plenária desta quinta-feira (24), um projeto de lei que propõe a aplicação de sanções administrativas a pessoas flagradas usando entorpecentes ou substâncias ilícitas em locais públicos da cidade de Goiânia. A proposta prevê multa de R$ 500 para quem for pego consumindo drogas em espaços como praças, parques e ruas da capital. Em caso de reincidência no período de até um ano, o valor da penalidade dobra: R$ 1 mil.

Durante discurso na Câmara Municipal, Thialu destacou a urgência do tema e relatou uma experiência pessoal: “Fui com minha família à feira do Negrão de Lima e me deparei com um grupo de maconheiros na praça. Isso está se tornando comum em toda a cidade. Hoje, as famílias não têm mais tranquilidade para frequentar os espaços públicos com seus filhos”.

O parlamentar ressaltou que, embora o Supremo Tribunal Federal (STF) tenha determinado que o porte de até 40g de maconha não configura crime, o consumo em locais públicos ainda causa desconforto e insegurança à população. O projeto de lei, segundo ele, se inspira em modelo já adotado em Belo Horizonte (MG), onde medida semelhante foi aprovada e está em vigor.

A proposta também prevê que os recursos arrecadados com as multas sejam destinados ao Fundo Municipal de Esportes, com a finalidade de fomentar atividades esportivas em regiões periféricas da cidade. “Queremos tirar os drogados da praça e colocar as crianças em vulnerabilidade social nas quadras e nos campos”, defendeu o vereador.

O projeto recebeu apoio de outros parlamentares durante a sessão. Anselmo Pereira (MDB) sugeriu emenda para ampliar as sanções, citando o uso de drogas e o consumo abusivo de álcool nas proximidades de distribuidoras de bebidas: “Distribuidora não é boteco. A cidade está virando uma anarquia”.

Henrique Alves (MDB) também elogiou a iniciativa e declarou apoio e sugeriu subscrever a propositura. “Comentei sobre a enorme quantidade que nós estamos vendo em Goiânia de drogados, de moradores de rua, de pessoas nas praças, nos canteiros centrais, isso se alastrou por Goiânia e o município tem que assumir responsabilidade sobre isso”, disparou. “Parabenizo o vereador e estou à disposição para ajudar a aprovar esse projeto”.

Thialu Guiotti pediu urgência na tramitação da matéria, com o objetivo de garantir mais segurança e tranquilidade para as famílias que frequentam os espaços públicos da capital.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia