Plenário aprova criação do Dia da Conscientização sobre a Síndrome de Edwards
A Câmara de Goiânia aprovou, em segunda votação, nesta quarta-feira (16), projeto de lei (PL 419/2022) para inclusão do Dia da Conscientização sobre a Síndrome de Edwards no Calendário Oficial do Município. O texto é de autoria do vereador Thialu Guiotti (Avante).
A Síndrome de Edwards consiste em condição genética rara e grave que afeta o desenvolvimento de diversas partes do corpo. Com a matéria, o vereador tem como objetivos promover mais informações sobre a síndrome; apoiar famílias afetadas; e estimular políticas públicas de saúde voltadas para o tema.
"Jogar luz sobre a Síndrome de Edwards é uma maneira fundamental de apoiar famílias que enfrentam desafios dessa condição rara", afirma o parlamentar. Ele diz que, ao instituir um dia de conscientização, está oferecendo visibilidade e solidariedade a essas pessoas, mostrando a elas que não estão sozinhas.
A votação foi simbólica e contou com parecer favorável da Comissão de Saúde e Assistência Social, então presidida pelo ex-vereador Anderson Sales - Bokão. Ao relatar o projeto, Bokão destacou a relevância do tema para a saúde pública e para a inclusão social das pessoas com a síndrome.
A criação do Dia da Conscientização sobre a Síndrome de Edwards foi recebida positivamente pelos parlamentares, com expectativa de que a data sirva para ampliar a compreensão da população sobre a condição e, principalmente, para apoiar famílias que convivem com desafios trazidos pela síndrome.
O projeto segue para sanção ou veto do prefeito Sandro Mabel (União Brasil).












