Pela primeira vez, Câmara de Goiânia dedica semana inteira à cultura LGBTQIA+
A Câmara de Goiânia é palco, pela primeira vez, de exposição temática dedicada à cultura e à história LGBTQIA+. O evento, que recebeu o nome de Orgulho Goiás, se encerrará com homenagem oficial ao Dia Internacional o Orgulho LGBTQIA+, nesta sexta-feira (27), às 19 horas, no Auditório Jaime Câmara.
A programação resulta de articulação entre movimentos sociais, artistas e coletivos culturais e o mandato do vereador Fabrício Rosa (PT), primeiro vereador LGBTQIA+ eleito em Goiânia.
Mais do que uma mostra cultura, a exposição Orgulho Goiás, aberta em 16 de junho, representa uma mudança simbólica: pela primeira vez, o prédio da Câmara passou uma semana inteira ocupado por atividades voltadas exclusivamente à celebração da diversidade e à visibilidade de trajetórias LGBTQIA+.
“Quando falo que é a primeira vez, não é força de expressão”, afirma Fabrício. “Rompemos uma barreira histórica de invisibilidade. A Câmara nunca dedicou uma semana inteira para dar visibilidade à cultura, à memória e às histórias de vida dessa população.”
O momento carrega ainda mais significado quando se observa o contexto político recente. Goiânia realizou a 2ª Conferência Municipal LGBTQIA+, com participação recorde de representantes da sociedade civil. Além disso, pela primeira vez, o orçamento da cidade contou com destinação de mais de R$ 1 milhão em emendas parlamentares específicas para políticas da comunidade.
Serviço:
Homenagem ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+
Local: Auditório Jaime Câmara – Câmara de Goiânia
Data: 27 de junho (quinta-feira)
Horário: 19 horas