Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias dos Gabinetes / Notícias dos Gabinetes: notícias / Na COP30, Kátia articula inclusão do Cerrado no Fundo Florestas Tropicais para Sempre

Na COP30, Kátia articula inclusão do Cerrado no Fundo Florestas Tropicais para Sempre

por Edição de notícias publicado 13/11/2025 14h20, última modificação 13/11/2025 15h51
Presidente da Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Câmara de Goiânia articula estratégias para inclusão do Cerrado entre beneficiários do programa
Na COP30, Kátia articula inclusão do Cerrado no Fundo Florestas Tropicais para Sempre

Foto: Assessoria da Vereadora

Durante sua participação na COP30, em Belém, a presidente da Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Câmara de Goiânia, vereadora Kátia (PT), intensificou sua articulação junto à presidência da conferência, à Presidência da República e ao Ministério do Meio Ambiente. As estratégias visam à inclusão do Cerrado entre os beneficiários do Fundo Florestas Tropicais para Sempre – novo fundo global de financiamento climático, anunciado durante o evento.

A vereadora, que participa pela terceira vez da Conferência das Partes da ONU sobre o Clima (COP), foi a única parlamentar de Goiás presente na abertura oficial da COP30 e tem integrado, na conferência, importantes mesas de debates sobre emergências climáticas; participação feminina; e empreendedorismo sustentável. Nesta edição, Kátia também concentra esforços em levar o Cerrado ao centro das discussões internacionais sobre clima e financiamento ambiental.

“A COP30 é uma grande oportunidade para colocarmos o Cerrado com o protagonismo necessário nas ações do clima”, afirmou a parlamentar. “Nosso objetivo é mostrar que o Cerrado precisa estar no centro das prioridades de financiamento climático”, acrescentou.

Kátia encaminhou ofício à primeira-dama Janja Lula da Silva, solicitando a inclusão do Cerrado – como bioma elegível para investimentos – no Fundo Florestas Tropicais para Sempre . O documento, que também será entregue à presidência da COP e à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, propõe medidas técnicas e políticas para assegurar o reconhecimento do Cerrado na estrutura do fundo, atualmente voltado principalmente às florestas de copa fechada, como a Amazônia.

Entre as propostas apresentadas, estão o reconhecimento do Cerrado e de suas formações florestais (como cerradão, matas ciliares e florestas estacionais) como cobertura tropical válida para o cálculo de compensações; a destinação mínima de recursos para o bioma, proporcional à sua relevância ecológica; a inclusão de comunidades tradicionais do Cerrado entre os beneficiários diretos; e a criação de grupo de trabalho interministerial voltado ao acompanhamento da implementação do fundo e ao desenvolvimento de indicadores específicos para o bioma.

Segundo Kátia, o Cerrado é peça-chave na regulação climática e hídrica do continente, mas tem sido historicamente negligenciado nas políticas de preservação. “O Cerrado é o berço das águas do Brasil, abriga oito das 12 principais bacias hidrográficas do país e é essencial para o equilíbrio climático da América do Sul”, explicou. “Mesmo assim, hoje é o bioma mais desmatado e menos protegido do Brasil. Sem o Cerrado, não há futuro climático possível para o Brasil nem para a Amazônia”, ressaltou.

Fundo Florestas Tropicais para Sempre

O Fundo Florestas Tropicais para Sempre representa novo modelo de financiamento climático global e foi proposto pelo Brasil durante a COP30. O fundo prevê recompensas financeiras a países que preservam suas florestas tropicais, substituindo o modelo tradicional de doações por um mecanismo de investimento contínuo. A proposta é que, em vez da destruição, a conservação das florestas se torne economicamente vantajosa, gerando desenvolvimento social e sustentável.

“Garantir a priorização do Cerrado é corrigir uma desigualdade histórica nas políticas climáticas, que sempre concentraram recursos na Amazônia. Não existe justiça climática sem justiça territorial”, argumentou Kátia. “Se o Cerrado é a caixa d’água do Brasil, é preciso mantê-lo cheio para irrigar os demais biomas, especialmente a Amazônia”, concluiu.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia