Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias dos Gabinetes / Notícias dos Gabinetes: notícias / Multidão ocupa ruas de Goiânia em ato histórico contra Anistia e PEC da Blindagem

Multidão ocupa ruas de Goiânia em ato histórico contra Anistia e PEC da Blindagem

por Edição de notícias publicado 22/09/2025 12h30, última modificação 22/09/2025 16h16
Manifestação “Todo Mundo na Rua: Sem Anistia/PEC da Blindagem Não” reuniu dezenas de milhares de pessoas em um dos maiores atos da esquerda goiana nos últimos anos
Multidão ocupa ruas de Goiânia em ato histórico contra Anistia e PEC da Blindagem

Foto: Milton Santos

A Praça Universitária foi palco de um ato massivo e vibrante na tarde desse domingo (21). Uma multidão, estimada pelos organizadores em 50 mil pessoas, tomou conta do local com bandeiras, cartazes e batuques para dizer um firme “não” à chamada PEC da Blindagem e a qualquer possibilidade de anistia para envolvidos em atos golpistas.

Organizado em apenas três dias, o evento demonstrou a força da mobilização popular e a sintonia de Goiânia com o calendário nacional de lutas. A cor vermelha entremeada a bandeiras do Brasil e camisetas transmitindo mensagens de “Brasil é dos brasileiros” e “Brasil Soberano” predominaram no mar de pessoas, que acompanhou uma programação com discursos de lideranças políticas e de representantes de movimentos sociais e com apresentações de artistas locais como Maíra Lemos, Beaju, Laércio Correntina, Gilberto Correia e Xexéu. Um número significativo de crianças, acompanhadas de suas famílias, marcou presença, reforçando o caráter popular e democrático do ato.

O vereador Fabrício Rosa (PT), um dos organizadores, destacou a importância histórica do evento: “Goiânia deu uma resposta clara hoje. Esta praça, tomada pela militância de esquerda não compactua com nenhum tipo de impunidade. O povo se manifestou e está dizendo não à anistia e não à PEC da Bandidagem. Esse ato foi crucial para frear os avanços da extrema-direita e para mostrar que Goiânia não é uma cidade conservadora como tentam pintar”.

A manifestação contou com a presença e com falas de diversas lideranças políticas e acadêmicas, incluindo a deputada federal Adriana Accorsi (PT); os vereadores Fabrício Rosa e Kátia Maria (ambos PT); e o vereador Tales de Castro (PSB), de Aparecida de Goiânia. Lideranças históricas da esquerda goianiense, como o ex-prefeito Pedro Wilson (PT) e o professor Pantaleão (UP), também somaram ao ato, dialogando com a militância. As reitoras das três maiores universidades da capital estiveram presentes: Angelita Pereira (UFG); Oneida Irigon (IFG); e Olga Izilda Ronchi (PUC-Goiás). Ao ser indagada sobre a importância de participar, Olga Ronchi respondeu: “Eu não poderia estar em outro lugar hoje”.

Por volta das 18 horas, manifestantes caminharam festivamente pela Avenida Universitária em direção à Praça Cívica. O ato foi encerrado com mais apresentações culturais e com execução do Hino Nacional, marcando um dia de resistência democrática e de defesa do Estado Democrático de Direito.

Incidente pós-manifestação registrado pelo mandato

O mandato do vereador Fabrício Rosa registra, com indignação, que, após o término pacífico do ato, um grupo de estudantes que retornava da manifestação foi vítima de agressão física e verbal por um casal, que proferiu ofensas homofóbicas antes de partir para a violência.

O mandato já está adotando providências para acompanhar o caso, para prestar o suporte necessário às vítimas e para acionar os órgãos competentes para investigar e para responsabilizar judicialmente os agressores, que podem responder por crime de injúria, de lesão corporal e de violência política.

O ato reforçou, mais uma vez, o compromisso da sociedade goianiense com a democracia, com a justiça e com o repúdio a qualquer forma de violência ou de impunidade.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia