Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias dos Gabinetes / Notícias dos Gabinetes: notícias / CCJ aprova campanha de conscientização e de incentivo à produção de biogás

CCJ aprova campanha de conscientização e de incentivo à produção de biogás

por Da Redação publicado 16/10/2025 08h30, última modificação 17/10/2025 14h04
De autoria do vereador Luan Alves (MDB), projeto segue legislações e acompanha metas de redução de gases de efeito estufa estabelecidas pela Política Nacional sobre Mudança do Clima
CCJ aprova campanha de conscientização e de incentivo à produção de biogás

Foto: Gabinete do Vereador

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou, nesta quarta-feira (15), projeto de lei (PL 447/2025), de autoria do vereador Luan Alves (MDB), que institui a Campanha de Conscientização e de Incentivo à Produção de Biogás no Município de Goiânia.

Na prática, o projeto busca promover a produção de biogás a partir de dejetos animais, de resíduos orgânicos e de outras formas comprovadas, estimulando a geração de energia limpa e sustentável, além de fomentar o desenvolvimento econômico e ambiental do município. Caso a lei seja sancionada, a campanha passará a integrar o Calendário Oficial de Eventos de Goiânia.

“O sucesso dessas políticas evidencia que o fortalecimento da cadeia produtiva do biogás exige não apenas estímulos financeiros, mas também segurança jurídica e clareza nas diretrizes locais”, afirmou Luan Alves.

O vereador reforçou ainda que o aproveitamento energético dos resíduos urbanos pode transformar problemas em fonte de receita.

“Hoje o gás gerado no aterro de Goiânia é simplesmente queimado, desperdiçado. Em outros municípios, ele abastece frotas públicas e ainda é vendido a empresas que buscam selos de sustentabilidade. É uma oportunidade de gerar receita e de reduzir o impacto ambiental”, argumentou.

Debate

Durante a discussão da proposta na CCJ, vereadores defenderam a iniciativa e ressaltaram a relevância do tema ambiental para o futuro da cidade.

O vereador Bruno Diniz (MDB) lembrou que o aterro sanitário da capital representa uma grande fonte potencial de biogás. “Nosso aterro pode ser grande fonte de produção de biogás, transformando um passivo ambiental em ativo energético”, declarou.

O líder do prefeito na Câmara, vereador Bessa (DC), destacou o perfil técnico e o preparo do autor do projeto. Luan Alves presidiu a Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma). “É uma honra contar com um parlamentar que possui conhecimento na área ambiental e que traz para esta Casa projetos voltados à evolução sustentável. Goiânia precisa de iniciativas como essa”, disse.

Para o vereador Lucas Kitão (União Brasil), a proposta dialoga com a necessidade de modernizar políticas públicas de energia e de mobilidade urbana. “Esse é o futuro. Nosso aterro pode abastecer veículos da própria Prefeitura com o gás gerado ali, economizando recursos e reduzindo a poluição. Precisamos avançar para uma cidade mais sustentável, com políticas como o IPTU Verde e o Código Ambiental”, afirmou.

A vereadora Kátia (PT), que recentemente participou da pré-COP, em Brasília, ressaltou a importância de ações locais para o cumprimento dos acordos climáticos internacionais. “A vida acontece nos municípios. É nas cidades que precisamos executar políticas concretas de redução de gases e de incentivo à produção de energia limpa. Essa campanha vai na direção certa”, avaliou.

O vereador Willian Veloso (PL) lembrou que a destinação do lixo representa um desafio que pode ser revertido com tecnologia e com planejamento. “Temos condições de transformar o aterro em fonte de energia e de desenvolvimento. Precisamos substituir ações erradas por políticas que aproveitem o lixo como solução, não como problema”, comentou.

Já o vereador Denício Trindade (União Brasil) defendeu a união de esforços entre Legislativo e Executivo para que o tema saia do papel. “Esta Casa é de leis, mas também de sonhos. E o sonho de uma cidade limpa e organizada passa por uma política ambiental eficiente. Precisamos de uma força-tarefa, independente de partidos, para transformar isso em realidade”, declarou.

Ao encerrar a votação, Luan Alves agradeceu o apoio dos colegas e reforçou a cobrança ao Executivo para o envio do Código Ambiental de Goiânia à Câmara. “O prazo previsto pelo Plano Diretor já expirou. A cidade precisa de marco legal atualizado para avançar nas políticas ambientais. O biogás é um dos caminhos para um futuro mais sustentável”, concluiu.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia